C. pneumoniae e M. pneumoniae, DNA por PCR em tempo real, Vários Materiais

Outros nomes:
C. PNEUMONIAE E M. PNEUMONIAE, DNA POR PCR EM TEMPO REAL
C. PNEUMONIAE E M. PNEUMONIAE, DETECÇÃO DO DNA POR PCR EM TEMPO REAL
C. PNEUMONIAE E M. PNEUMONIAE, DNA POR PCR
C. PNEUMONIAE E M. PNEUMONIAE, DETECÇÃO DO DNA POR PCR
CHLAMYDOPHILA PNEUMONIAE E MYCOPLASMA PNEUMONIAE, DNA POR PCR
CHLAMYDOPHILA PNEUMONIAE E MYCOPLASMA PNEUMONIAE, DNA POR PCR EM TEMPO REAL
CHLAMYDIA PNEUMONIAE E MYCOPLASMA PNEUMONIAE, PESQUISA POR PCR
CLAMÍDIA (C. PNEUMONIAE) E MICOPLASMA (M. PNEUMONIAE), PESQUISA POR PCR
MYCOPLASMA PNEUMONIAE E CHLAMYDIA PNEUMONIAE, PESQUISA POR PCR
MYCOPLASMA PNEUMONIAE E CHLAMYDOPHILA PNEUMONIAE, DNA POR PCR EM TEMPO REAL
MICOPLASMA (M. PNEUMONIAE) E CLAMÍDIA (C. PNEUMONIAE), PESQUISA POR PCR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 22h

Orientações necessárias

I - Material - Esse exame pode ser realizado em diversos materiais clínicos, tais como secreção traqueal, escarro, lavado broncoalveolar, escovado brônquico, aspirado traqueal, líquido sinovial, líquido pleural e secreção de orofaringe. - ATENÇÃO: O teste não pode ser realizado em soro. II - Para coletas de escarro - O cliente precisa retirar previamente no Fleury as instruções e o kit para a coleta de escarro. - O material deve ser colhido em casa e entregue no Fleury até seis horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 12 horas, se mantido refrigerado. - Excepcionalmente, o material poderá ser colhido no Fleury, porém somente na Unidade República do Líbano I. Não há necessidade de agendamento, porém existe possibilidade de espera para a coleta, caso a sala apropriada para este procedimento esteja sendo utilizada. III - Outros materiais - Material de orofaringe - Recomenda-se a coleta da amostra com jejum de duas horas para evitar náuseas e/ou vômitos por ocasião da coleta. O jejum, porém, não é obrigatório. - A escovação dos dentes pode ser feita normalmente antes do teste. - O cliente não deve utilizar soluções antissépticas para gargarejo nas seis horas que antecedem o exame. Para coleta de material brônquico, líquido sinovial ou pleural, no Fleury, é necessário agendar o respectivo exame de coleta previamente, caso o material não tenha sido coletado pelo médico assistente. - Amostras enviadas devem ser mantidas sob refrigeração e entregues até 72 horas após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear. - Acondicionar a amostra em saco plástico. - Enviar material refrigerado ao setor. - A amostra deve ser armazenada e transportada sob refrigeração (2-8 ºC). Acondicionar o recipiente de coleta em saco plástico; Obs: Em caso de materiais compartilhados com a MIC e/ou outros setores, favor encaminhar o material primeiro à MIC. Caso não haja exames pertinentes à microbiologia, enviar primeiro para a BMO, utilizando protocolo específico para amostras compartilhadas. Volumes mínimos: - Líquidos, secreções, lavados ou aspirados: 1 mL - Raspados: 1 tubo contendo 1 "swab" Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerada (2-8 ºC): 72 horas Congelado - 20 °C: não aceitável.

Método

- PCR em tempo real (não é realizada quantificação).

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

Mycoplasma pneumoniae - A detecção de DNA de Mycoplasma pneumoniae tem utilidade na elucidação diagnóstica de pneumonias, particularmente em adultos jovens. O método, realizado por PCR em tempo real, é capaz de detectar menos de dez cópias de M. pneumoniae por reação. Tomando como base os resultados da detecção molecular de M. pneumoniae por PCR, a sorologia realizada no sétimo dia após o início dos sintomas e a feita na fase de convalescença têm, respectivamente, 42-89% e 83-100% de sensibilidade. O teste pode ser efetuado em material colhido de orofaringe (swab), em escarro, lavado broncoalveolar, aspirado traqueal e líquido pleural, permitindo o diagnóstico na fase aguda. Chlamydophila pneumoniae - A sorologia pareada ainda é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico das infecções do trato respiratório inferior por C. pneumoniae, mas há necessidade de duas ou mais semanas para a detecção de aumento significativo do título de anticorpos específicos. A detecção do DNA de C. pneumoniae em material colhido de orofaringe (swab), em escarro, lavado broncoalveolar, aspirado traqueal e líquido pleural por PCR em tempo real contribui com o esclarecimento de pneumonias intersticiais, pois este método é capaz de detectar menos de dez cópias de C. pneumoniae por reação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822