C4D imunofluorescência indireta, biópsias de rim transplantado, biópsia renal

Outros nomes:

C4D

Pesquisa de C4D

Fator C4D

Imunofluorescência indireta

Imunofluorescência C4D

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em material de biópsias de rim, percutâneas ou cirúrgicas. O material deve ser enviado em frasco coletor universal em gaze umedecida em soro fisiológico e encaminhada o mais rápido possível ao laboratório (não excedendo 2h). Alternativamente pode ser enviada em meio de transporte apropriado (MEIO DE MICHEL), onde pode permanecer por até 48h. - Após a coleta, as amostras devem ser enviadas imediatamente ao laboratório em temperatura ambiente. - Não são aceitos materiais fixados em formol ou em qualquer outro tipo de fixador. - Para materiais provenientes de outros locais, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento para obter com antecedência as orientações para a coleta e o envio da amostra. - Há restrição de dias e horários para a coleta e a entrega de material colhido. Assim, convém consultar o laboratorio previamente.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para seção em temperatura ambiente o mais rápido possível para dar andamento ao exame.

Método

- Reação de imunofluorescência indireta, na qual o anticorpo C4D é incubado com anticorpo secundário e em seguida com estreptavidina conjugada com fluoresceína. - A leitura e a interpretação do resultado são feitas por analistas ou assessores técnicos devidamente treinados e checadas por médico patologista com o uso de um microscópio de fluorescência.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- A imunofluorescência indireta "in situ" para pesquisa de C4D em biópsias renais é um recurso importante para complementar o diagnóstico histológico da rejeição aguda de aloenxertos mediada por anticorpos. O exame é realizado através de um método imunoistoquímico fluorescente para a detecção de deposito de C4d em capilares peritubulares, associada a alteracoes histologicas caracteristicas no tecido renal em estudo. A diferenciação da resposta imune contra o órgão doado, se celular ou mediada por anticorpos, permite traçar um prognóstico e instituir uma abordagem terapêutica adequada.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.