Cadeias Kappa e Lambda, livres, soro

Outros nomes:
FREELITE
FREELIGHT
KAPPA E LAMBDA LIVRES
CADEIAS LEVES LIVRES
IMUNOGLOBULINAS, CADEIAS KAPPA E LAMBDA LIVRES NO SORO
FREE LIGHT
CADEIA LEVE LIVRE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

Aguardar 30 minutos. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C. - Não aliquotar. - Enviar o tubo à seção em temperatura ambiente. - Volume mínimo: 1,0 mL. Estabilidade da amostra: Refrigerada (2-8 ºC): 21 dias; Congelada (-20 ºC): 2 meses.

Interpretação e comentários

- Este exame está indicado principalmente na investigação e no acompanhamento de indivíduos com gamopatias monoclonais, tais como mieloma múltiplo, plasmacitoma, amiloidose, gamopatias monoclonais de significado incerto (MUGS) e outras. O teste permite detectar a expansão monoclonal dos componentes de cadeia leve (kappa e lambda) das imunoglobulinas (Igs) que se encontram na forma livre, isto é, não associadas à cadeia pesada das Igs. O acompanhamento da relação kappa/lambda em pacientes com diagnóstico estabelecido de gamopatia possibilita a avaliação da progressão da doença e da resposta ao tratamento. - Em indivíduos com insuficiência renal, particularmente em fase avançada, os teores de Ig kappa e lambda se elevam significativamente por redução na sua filtração e a relação kappa/lamba também pode se alterar. - A combinação do exame com a eletroforese de proteínas séricas e a imunoeletroforese oferece a estratégia ideal de screening de neoplasias plasmocitárias, não havendo necessidade de coleta de urina de 24 horas, exceto nas suspeitas de amiloidose primária. A associação de tais recursos diagnósticos tem ainda relevância significativa na estratificação de prognóstico para pacientes com essas neoplasias. - O teste também é o exame de eleição para o seguimento clínico de pacientes com neoplasias plasmocitárias oligossecretoras, sobretudo a amiloidose primária, o mieloma oligossecretor e o mieloma não secretor, uma vez que dois terços desses indivíduos podem ter proteína monoclonal identificável pelo método. - Vale lembrar que o exame é realizado apenas no soro, não sendo feito em urina.

Método

Imunoturbidimetria.

Valor de referência

Cadeias kappa livres: de 0,33 a 1,94 mg/dL Cadeias lambda livres: de 0,57 a 2,63 mg/dL Relação kappa/lambda: de 0,26 a 1,65.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822