Cálcio Ionizado, pós filtro, soro

Outros nomes:

CAION pós-diálise

CAION pós-filtro

Orientações necessárias

- Este exame não necessita preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; NÃO DESTAMPAR - Enviar à área técnica em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 °C): 3 dias; Congelada (-20 °C): não aceitável.

Método

- Eletrodo íon-seletivo.

Valor de referência

Conforme critério médico.

Interpretação e comentários

O exame é útil no controle do nível de cálcio em pacientes submetidos a anticoagulação em Terapia Contínua de Substituição Renal (TSRC). As TSRC são comumente usadas na maioria de pacientes criticamente enfermos com indicação de diálise. O sucesso das TSRC depende de um protocolo de anticoagulação eficiente para manter permeável o circuito de diálise. A infusão pré capilar de uma solução de citrato trissódico a 2% ou 4% quela o cálcio sanguíneo. O sangue que retorna ao paciente contém complexos de citrato-cálcio iônico, que serão metabolizados principalmente no fígado. O cálcio perdido neste processo é reposto mediante infusão endovenosa de gluconato de cálcio. O sucesso da anticoagulação com citrato depende do controle estrito do cálcio ionizado no circuito de hemodiálise (coletado pós-filtro) e do paciente (coletado pré-filtro).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.