Cálculo da Estimativa da Taxa, de Filtração Glomerular, soro

Outros nomes:
ESTIMATIVA DA TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR
ESTIMATIVA DA FILTRAÇÃO GLOMERULAR
ESTIMATIVA DA DEPURAÇÃO DA CREATININA
ESTIMATIVA DO CLEARANCE DE CREATININA
CÁLCULO DA DEPURAÇÃO DE CREATININA
CÁLCULO DO CLEARANCE DE CREATININA
DEPURAÇÃO DA CREATININA CALCULADA
CLEARANCE DE CREATININA CALCULADA
FÓRMULA DE CKD-EPI
CKD-EPI
MDRD
COCKCROFT-GAULT

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL); - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra (CREATININA) Temperatura ambiente: 7 dias; Refrigerada(2-8 ºC): 7 dias; Congelada(-20 ºC): 1 ano.

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame não é realizado em menores de 18 anos de idade.

Método

Cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular baseada na equação CKD-EPI e MDRD

Valor de referência

Valor de referência para adulto (ambas as etnias): maior que 60 mL/min/1,73 m2

Interpretação e comentários

O cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular utilizando uma equação matemática é útil na detecção e avaliação da disfunção renal de evolução crônica. A doença renal crônica tem caráter progressivo, alta prevalência populacional e alta taxa de mortalidade nos estágios mais avançados. Do ponto de vista laboratorial, a função renal, habitualmente, pode ser avaliada por meio da dosagem da creatinina sérica e pela depuração da creatinina medida, através da coleta de urina e sangue. O desenvolvimento de diferentes equações para cálculo da taxa de filtração glomerular facilitou sobremaneira a avaliação da função renal, pois permite a obtenção de um valor confiável sem a necessidade da coleta de urina. As fórmulas mais comumente utilizadas para estimar a taxa de filtração glomerular, em adultos, são: a de Cockcroft-Gault e MDRD. Alguns pontos relevantes a serem considerados na interpretação de um valor da estimativa da taxa de filtração glomerular são: -O resultado se refere a uma estimativa da taxa de filtração glomerular obtida por meio de cálculo. Caso haja discordância entre o resultado e o quadro clínico do paciente há necessidade da determinação da taxa de filtração glomerular pelo método padrão através da coleta de urina de 24 horas. -O resultado da estimativa da taxa de filtração glomerular pode apresentar flutuações em função da variação biológica do nível de creatinina no sangue, inclusive decorrente do tipo de dieta e do uso de medicamentos. -O cálculo não deve ser aplicado naqueles pacientes com creatinina sérica instável, na insuficiência renal aguda e nos portadores de massa muscular elevada ou muito baixa -No laudo emitido são apresentados dois resultados, levando-se em consideração as diferenças étnicas conforme indicado em literatura médica. O valor a ser considerado é aquele que corresponde à etnia do paciente (afrodescendente ou não afrodescendente). - A fórmula MDRD não é aplicável para pacientes com mais de 70 anos. Referências: Levey AS, Stevens LA, et al. A new equation to estimate glomerular filtration rate. Ann Intern Med. 2009; 150:604-612. National Kidney Foundation. K/DOQI Clinical practice guidelines for chronic kidney disease: evaluation, classification andstratification. Am J. Kidney Dis. 2002; 39:S1-S266 (suppl 1)

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822