Outros nomes: Estimativa da taxa de filtração glomerular, Estimativa da filtração glomerular, Estimativa da depuração da creatinina, Estimativa do clearance de creatinina, Cálculo da depuração de creatinina, Cálculo do clearance de creatinina, Depuração da creatinina calculada, Clearance de creatinina calculada, Fórmula de CKD-EPI, CKD-EPI, MDRD, Cockcroft-Gault
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Soro (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL);
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra (CREATININA)
Temperatura ambiente: 7 dias;
Refrigerada(2-8 ºC): 7 dias;
Congelada(-20 ºC): 1 ano.
I - Critérios de realização
- Este exame não é realizado em menores de 18 anos de idade.
Cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular baseada na equação CKD-EPI e MDRD
Valor de referência para adulto (ambas as etnias): maior que 60 mL/min/1,73 m2
O cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular utilizando uma equação matemática é útil na detecção e avaliação da disfunção renal de evolução crônica. A doença renal crônica tem caráter progressivo, alta prevalência populacional e alta taxa de mortalidade nos estágios mais avançados. Do ponto de vista laboratorial, a função renal, habitualmente, pode ser avaliada por meio da dosagem da creatinina sérica e pela depuração da creatinina medida, através da coleta de urina e sangue. O desenvolvimento de diferentes equações para cálculo da taxa de filtração glomerular facilitou sobremaneira a avaliação da função renal, pois permite a obtenção de um valor confiável sem a necessidade da coleta de urina. As fórmulas mais comumente utilizadas para estimar a taxa de filtração glomerular, em adultos, são: a de Cockcroft-Gault e MDRD.
Alguns pontos relevantes a serem considerados na interpretação de um valor da estimativa da taxa de filtração glomerular são:
-O resultado se refere a uma estimativa da taxa de filtração glomerular obtida por meio de cálculo. Caso haja discordância entre o resultado e o quadro clínico do paciente há necessidade da determinação da taxa de filtração glomerular pelo método padrão através da coleta de urina de 24 horas.
-O resultado da estimativa da taxa de filtração glomerular pode apresentar flutuações em função da variação biológica do nível de creatinina no sangue, inclusive decorrente do tipo de dieta e do uso de medicamentos.
-O cálculo não deve ser aplicado naqueles pacientes com creatinina sérica instável, na insuficiência renal aguda e nos portadores de massa muscular elevada ou muito baixa
-No laudo emitido são apresentados dois resultados, levando-se em consideração as diferenças étnicas conforme indicado em literatura médica. O valor a ser considerado é aquele que corresponde à etnia do paciente (afrodescendente ou não afrodescendente).
- A fórmula MDRD não é aplicável para pacientes com mais de 70 anos.
Referências:
Levey AS, Stevens LA, et al. A new equation to estimate glomerular filtration rate. Ann Intern Med. 2009; 150:604-612.
National Kidney Foundation. K/DOQI Clinical practice guidelines for chronic kidney disease: evaluation, classification andstratification. Am J. Kidney Dis. 2002; 39:S1-S266 (suppl 1)