Cálculo da Estimativa da Taxa, DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR, URGENTE, plasma

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame não é realizado em menores de 18 anos de idade.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18ºC; - Não aliquotar; - Plasma (volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL); - Enviar à seção técnica em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra (CREATININA) Temperatura ambiente: 7 dias; Refrigerada(2-8 ºC): 7 dias; Congelada(-20 ºC): 1 ano.

Método

Cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular baseada na equação CKD-EPI e MDRD

Valor de referência

Valor de referência para adulto (ambas as etnias): maior que 60 mL/min/1,73 m2

Interpretação e comentários

O cálculo da estimativa da taxa de filtração glomerular utilizando uma equação matemática é útil na detecção e avaliação da disfunção renal de evolução crônica. A doença renal crônica tem caráter progressivo, alta prevalência populacional e alta taxa de mortalidade nos estágios mais avançados. Do ponto de vista laboratorial, a função renal, habitualmente, pode ser avaliada por meio da dosagem da creatinina sérica e pela depuração da creatinina medida, através da coleta de urina e sangue. O desenvolvimento de diferentes equações para cálculo da taxa de filtração glomerular facilitou sobremaneira a avaliação da função renal, pois permite a obtenção de um valor confiável sem a necessidade da coleta de urina. As fórmulas mais comumente utilizadas para estimar a taxa de filtração glomerular, em adultos, são: a de Cockcroft-Gault e MDRD. Alguns pontos relevantes a serem considerados na interpretação de um valor da estimativa da taxa de filtração glomerular são: -O resultado se refere a uma estimativa da taxa de filtração glomerular obtida por meio de cálculo. Caso haja discordância entre o resultado e o quadro clínico do paciente há necessidade da determinação da taxa de filtração glomerular pelo método padrão através da coleta de urina de 24 horas. -O resultado da estimativa da taxa de filtração glomerular pode apresentar flutuações em função da variação biológica do nível de creatinina no sangue, inclusive decorrente do tipo de dieta e do uso de medicamentos. -O cálculo não deve ser aplicado naqueles pacientes com creatinina sérica instável, na insuficiência renal aguda e nos portadores de massa muscular elevada ou muito baixa -No laudo emitido são apresentados dois resultados, levando-se em consideração as diferenças étnicas conforme indicado em literatura médica. O valor a ser considerado é aquele que corresponde à etnia do paciente (afrodescendente ou não afrodescendente). - A fórmula MDRD não é aplicável para pacientes com mais de 70 anos. Referências: Levey AS, Stevens LA, et al. A new equation to estimate glomerular filtration rate. Ann Intern Med. 2009; 150:604-612. National Kidney Foundation. K/DOQI Clinical practice guidelines for chronic kidney disease: evaluation, classification andstratification. Am J. Kidney Dis. 2002; 39:S1-S266 (suppl 1)

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.