Canakinumab Ilaris, apenas aplicação, subcutâneo

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento canakinumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos e crianças com mais de 12 anos. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante. - Não é necessário jejum. A administração de canakinumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o canakinumabe O canakinumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano que bloqueia a atividade da citocina IL-1 beta. Pacientes com doenças inflamatórias como síndromes periódicas associadas à criopirina (CAPS) e a forma sistêmica da artrite idiopática juvenil (AIJS) apresentam níveis bem elevados de IL-1 beta. Isso pode provocar sintomas como febre, dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea ou dores nas juntas e músculos. Em alguns pacientes, efeitos mais graves são observados, como a diminuição da capacidade auditiva. O canakinumabe se liga seletivamente à IL-1 beta, bloqueando sua atividade e conduzindo a uma melhora dos sintomas dessas enfermidades. II - Indicações do canakinumabe As indicações, em bula, para uso do canakinumabe SC são a AIJS e as CAPS que incluem síndrome de Muckle-Wells, a doença inflamatória multissistêmica de início neonatal (NOMID), também conhecida como a síndrome crônico-infantil-neurológica-cutânea-articular, além de formas graves de Síndrome Autoinflamatória Familiar desencadeada pelo Frio (FCAS) também chamada de Urticária Familiar ao Frio (FCU). OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado): - A posologia do canakinumabe SC nas CAPS é de 150mg a cada 8 semanas e de 150mg a cada 4 semanas, para indivíduos com mais de 40Kg. O canakinumabe pode ser prescrito para indivíduos a partir dos 2 anos de idade, mas na faixa etária pediátrica (< 40Kg), sua dose deve ser ajustada de acordo com o peso corporal (4 a 8mg/kg). Em situações excepcionais, a dose do canakinumabe pode chegar a 300mg ou 600mg.

Efeitos adversos

- Reações no local de aplicação do canakinumabe SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação. - A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de canakinumabe SC. Outros eventos potencialmente associados com a hipersensibilidade como hipotensão, urticária e dispneia, que geralmente ocorreram em até 24 horas da administração de canakinumabe SC também foram incomuns em ensaios clínicos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.