Cariótipo, com banda G, sangue periférico

Outros nomes:
CARIOGRAMA EM SANGUE PERIFERICO
CARIOTIPAGEM EM SANGUE PERIFERICO
CARIOTIPO C/BANDA G EM SANGUE PERIFERICO
CARIÓTIPO, COM BANDA G EM SANGUE PERIFÉRICO
CITOGENÉTICA PARA CARIÓTIPO COM BANDA G
CARIÓTIPO PARA RETARDO MENTAL
CARIÓTIPO PARA SÍNDROME DE DOWN
CARIÓTIPO PARA SÍNDROME DE TURNER
CARIÓTIPO PARA SÍNDROME DE KLINEFELTER
CARIÓTIPO PARA SÍNDROME DE PATAU
CARIÓTIPO PARA SÍNDROME DE EDWARDS
CARIÓTIPO PARA ATRASO DE CRESCIMENTO
CARIÓTIPO PARA GINECOMASTIA
CARIÓTIPO PARA GENITÁLIA AMBÍGUA
CARIÓTIPO PARA INFERTILIDADE
CARIOTIPO DE LEUCOCITOS EM BANDA G, SANGUE PERIFERICO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Critério de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Exame realizado em sangue periférico. - Pode ser coletado de segunda a domingo, inclusive feriados.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Encaminhar a amostra ao setor, refrigerado, (nunca congelado ou em temperatura ambiente), sem contato direto com o gelo reciclável. Envolver o gelox em papel toalha, antes de acondicionar os tubos. - Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados. - Materiais enviados serão aceitos até 24 horas após a coleta, pois há risco de perda de viabilidade celular. NOTA: É muito importante encaminhar o material, enviado ou colhido aqui no Laboratório, imediatamente ao setor, para não inviabilizar a amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável. Nas situações em que o tempo de coleta for superior a 24 horas, entrar em contato com a área técnica.

Método

O cariótipo em sangue periférico consiste na análise dos cromossomos de linfócitos após cultura de 72 horas com fitohemaglutinina e bloqueados na metáfase (Técnica de Moorhead modificada). Em seguida, são corados pelo método de coloração para banda G, para a realização do pareamento dos cromossomos permitindo a identificação de alterações numéricas e/ou estruturais.

Valor de referência

- Sexo feminino = 46,XX - Sexo masculino = 46,XY

Interpretação e comentários

- O cariótipo por banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e/ou estruturais, equilibradas ou não equilibradas. - O exame está principalmente indicado para o estudo de malformações, atraso de desenvolvimento sexual, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, retardo mental, déficit intelectual, infertilidade, abortamentos de repetição, entre outras situações.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822