Catecolaminas, amostra isolada, urina

Outros nomes:

ADRENALINA, DOPAMINA E EPINEFRINA AMOSTRA ISOLADA

AMINAS URINARIAS EM AMOSTRA ISOLADA

CATECOLAMINAS URINARIAS EM AMOSTRA ISOLADA

DOPAMINA, ADRENALINA E EPINEFRINA AMOSTRA ISOLADA

EPINEFRINA, ADRENALINA E DOPAMINA AMOSTRA ISOLADA

FEOCROMOCITOMA, CATECOLAMINAS NA URINA, AM ISOLADA

Catecolaminas em urina, amostra isolada

Orientações necessárias

- Para a realização do exame, é necessário estar há duas horas sem urinar. - O cliente não deve fazer uso de contraste radiológico durante durante as 24 horas" que antecedem o exame. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. - Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues até três horas após a coleta. - O cliente deve suspender alguns medicamentos que causam um aumento da excreção ou diminuição do metabolismo das catecolaminas sete dias antes do exame, quando isso for possível, e após consulta ao médico assistente. As substâncias a evitar são as seguintes: -- inibidores da monoaminoxidase utilizados no tratamento da depressão e da doença de Parkinson: tranilcipromina (Parnate®), moclobemida (Aurorix®), selegilina (Niar®, Deprilan®, Eldepril® e Jumexil®) e sibutramina (Reductil®); -- vasodilatores que atuam com a inibição de canais de cálcio: verapamil (Dilacoron®) e nimodipina (Nimotop® e Noodipina®).

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 8 mL em 2 tubos plásticos estéreis com capacidade para 4 mL - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias; Congelada (-20 ºC): 7 semanas.

Método

- HPLC com detecção amperométrica.

Valor de referência

ADRENALINA: Acima de 18 anos:...inferior a 44 µg/g de creatinina De 10 a 18 anos:.....inferior a 58 µg/g de creatinina De 4 a 10 anos:.......inferior a 93 µg/g de creatinina De 1 a 4 anos:.........inferior a 82 µg/g de creatinina Abaixo de 1 ano:.....inferior a 375 µg/g de creatinina NORADRENALINA: Acima de 18 anos:....inferior a 110 µg/g de creatinina De 10 a 18 anos:......inferior a 105 µg/g de creatinina De 4 a 10 anos:........inferior a 108 µg/g de creatinina De 1 a 4 anos:..........inferior a 290 µg/g de creatinina Abaixo de 1 ano:.......inferior a 310 µg/g de creatinina DOPAMINA: Acima de 18 anos:....inferior a 350 µg/g de creatinina De 10 a 18 anos:......inferior a 450 µg/g de creatinina De 4 a 10 anos:........inferior a 720 µg/g de creatinina De 1 a 4 anos:..........inferior a 1220 µg/g de creatinina Abaixo de 1 ano:.......inferior a 1290 µg/g de creatinina

Interpretação e comentários

- Esse exame tem utilidade no diagnóstico do feocromocitoma, neuroblastoma, ganglioneuroma, ganglioneuroblastoma e paraganglioma. A determinação pode ser utilizada para a monitorização de remoção completa do tumor ou de possível recidiva. A relação entre as concentrações normais de noradrenalina/ adrenalina oscila entre 4 e 5. Os tumores localizados na adrenal, quando pequenos, produzem quantidades equivalentes das aminas ou, então, mais adrenalina, fazendo com que a relação se mantenha ou se reduza. - Já tumores grandes que tenham destruído o córtex adrenal e tumores extramedulares, primários ou metastáticos, tendem a liberar mais noradrenalina, o que resulta em elevação considerável da relação.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.