Catecolaminas, amostra isolada, urina

Outros nomes:
ADRENALINA, DOPAMINA E EPINEFRINA AMOSTRA ISOLADA
AMINAS URINARIAS EM AMOSTRA ISOLADA
CATECOLAMINAS URINARIAS EM AMOSTRA ISOLADA
DOPAMINA, ADRENALINA E EPINEFRINA AMOSTRA ISOLADA
EPINEFRINA, ADRENALINA E DOPAMINA AMOSTRA ISOLADA
FEOCROMOCITOMA, CATECOLAMINAS NA URINA, AM ISOLADA
CATECOLAMINAS EM URINA, AMOSTRA ISOLADA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Para a realização do exame, é necessário estar há duas horas sem urinar. - O cliente não deve fazer uso de contraste radiológico durante durante as 24 horas" que antecedem o exame. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. - Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues até três horas após a coleta. - O cliente deve suspender alguns medicamentos que causam um aumento da excreção ou diminuição do metabolismo das catecolaminas sete dias antes do exame, quando isso for possível, e após consulta ao médico assistente. As substâncias a evitar são as seguintes: -- inibidores da monoaminoxidase utilizados no tratamento da depressão e da doença de Parkinson: tranilcipromina (Parnate®), moclobemida (Aurorix®), selegilina (Niar®, Deprilan®, Eldepril® e Jumexil®) e sibutramina (Reductil®); -- vasodilatores que atuam com a inibição de canais de cálcio: verapamil (Dilacoron®) e nimodipina (Nimotop® e Noodipina®).

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 8 mL em 2 tubos plásticos estéreis com capacidade para 4 mL - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias; Congelada (-20 ºC): 7 semanas.

Método

- HPLC com detecção amperométrica.

Valor de referência

ADRENALINA: Acima de 18 anos:...inferior a 44 µg/g de creatinina De 10 a 18 anos:.....inferior a 58 µg/g de creatinina De 4 a 10 anos:.......inferior a 93 µg/g de creatinina De 1 a 4 anos:.........inferior a 82 µg/g de creatinina Abaixo de 1 ano:.....inferior a 375 µg/g de creatinina NORADRENALINA: Acima de 18 anos:....inferior a 110 µg/g de creatinina De 10 a 18 anos:......inferior a 105 µg/g de creatinina De 4 a 10 anos:........inferior a 108 µg/g de creatinina De 1 a 4 anos:..........inferior a 290 µg/g de creatinina Abaixo de 1 ano:.......inferior a 310 µg/g de creatinina DOPAMINA: Acima de 18 anos:....inferior a 350 µg/g de creatinina De 10 a 18 anos:......inferior a 450 µg/g de creatinina De 4 a 10 anos:........inferior a 720 µg/g de creatinina De 1 a 4 anos:..........inferior a 1220 µg/g de creatinina Abaixo de 1 ano:.......inferior a 1290 µg/g de creatinina

Interpretação e comentários

- Esse exame tem utilidade no diagnóstico do feocromocitoma, neuroblastoma, ganglioneuroma, ganglioneuroblastoma e paraganglioma. A determinação pode ser utilizada para a monitorização de remoção completa do tumor ou de possível recidiva. A relação entre as concentrações normais de noradrenalina/ adrenalina oscila entre 4 e 5. Os tumores localizados na adrenal, quando pequenos, produzem quantidades equivalentes das aminas ou, então, mais adrenalina, fazendo com que a relação se mantenha ou se reduza. - Já tumores grandes que tenham destruído o córtex adrenal e tumores extramedulares, primários ou metastáticos, tendem a liberar mais noradrenalina, o que resulta em elevação considerável da relação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822