Cateterismo vesical, intermitente

Outros nomes:
CATETERISMO VESICAL LIMPO
CATETERISMO VESICAL INTERMITENTE
CATETERIZAÇÃO URINÁRIA
CATETERISMO URETRAL
TREINAMENTO EM ESTOMAS URINÁRIOS OU UROSTOMIAS
TREINAMENTO NO USO DE PESÁRIOS
TREINAMENTO URINÁRIO ADJUVANTE
ADAPTAÇÃO DE DISPOSITIVOS URINÁRIOS

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Principais indicações

- Portadores de disfunções miccionais, como dificuldade do esvaziamento vesical, estabelecida ou transitória, tais como bexiga neurogênica, hipocontratilidade vesical, retenção urinária pós-aplicação de toxina botulínica e cirurgia de ampliação vesical; - Pacientes com incontinência urinária sem condição definitiva nem temporária de tratamento clínico ou cirúrgico e que necessitem de medidas paliativas (pesários, clampes, absorventes e fraldas); - Portadores de derivações urinárias e outras disfunções miccionais para as quais esteja indicada uma modalidade que promova a continência urinária e o bom esvaziamento vesical. - O campo de atuação envolve pessoas de ambos os sexos e de qualquer faixa etária.

Regiões estudadas

- Sistema urogenital.

Orientações necessárias

- O cateterismo vesical consiste em um procedimento de treinamento e de adaptação dos clientes às medidas e ao uso de dispositivos envolvidos no esvaziamento vesical e na continência urinária. Compreende o cateterismo vesical intermitente por via uretral ou por condutos de derivação urinária, cuidados com estomas urinários, implantação de pesários e adequação ao uso desses dispositivos intravaginais de suporte à bexiga e implantação de outros dispositivos de coleta urinária ou adjuvantes da continência urinária. - Os treinamentos são realizados pelos próprios clientes ou, para quem se encontra debilitado ou com disfunções cognitivas, por seus cuidadores. - O tempo total de terapia ou treinamento depende da habilidade individual, bem como da capacidade cognitiva e envolvimento no processo, sendo, portanto, determinado pela equipe do Centro de Apoio às Disfunções Miccionais. - O cliente deve apresentar resultados anteriores, se houver.

Método

- Treinamento em cateterismo vesical via uretral ou derivações urinárias; treinamento no implante e na adequação de pesários; treinamento de uso de clampes uretrais, absorventes e fraldas.

Interpretação e comentários

- O treinamento do cliente e sua adaptação às medidas e ao uso de dispositivos envolvidos no esvaziamento vesical são indicados para: - portadores de disfunções miccionais, como dificuldade do esvaziamento vesical, estabelecida ou transitória (bexiga neurogênica, hipocontratilidade vesical, retenção urinária pós-aplicação de toxina botulínica e cirurgia de ampliação vesical); - pacientes com incontinência urinária sem condição definitiva nem temporária de tratamento clínico ou cirúrgico e que necessitem de medidas paliativas (pesários, clampes, absorventes e fraldas); -- portadores de derivações urinárias e outras disfunções miccionais para as quais esteja indicada uma modalidade que promova a continência urinária e o bom esvaziamento vesical. - As técnicas envolvem o uso de modelos anatômicos e a capacitação para realizar o procedimento in vivo. - Ao término do processo de treinamento ou terapia de reabilitação e treinamento em cateterismo, o cliente é, uma vez mais, avaliado pelo médico do Centro de Apoio às Disfunções Miccionais para que seja elaborado um relatório voltado ao médico assistente.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822