Ciclofosfamida Genuxal com Mesna 1000mg, med e aplicação, endovenoso

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento ciclofosfamida GENUXAL® deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos e em crianças a partir dos 12 anos de idade. Antes das infusão da medicação será aplicada a medicação MESNA MITEXAN® conforme solicitação médica. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação. A administração de ciclofosfamida é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte. III - Orientação ao paciente No dia da infusão da ciclofosfamida, ingerir grande volume de água, preferencialmente 2L, exceto se houver alguma contraindicação médica. Observar sintomas de alteração da coloração da urina e dor ao urinar. Contatar seu médico e não receber a ciclofosfamida se você apresentar sintomas de doença infecciosa, principalmente na presença de febre ou se houver suspeita de gestação. -O tempo de permanência na unidade pode variar em até duas horas para mais do estipulado a depender do protocolo solicitado pelo médico do paciente.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre a ciclofosfamida - A ciclofosfamida é um agente alquilante que atua bloqueando o crescimento celular formando ligações cruzadas do DNA da célula, sem especificidade por nenhum fase do ciclo celular. A ciclofosfamida reduz a proliferação de tumores malignos e tem potente efeito imunossupressor, ao reduzir a proliferação e linfócitos e de neutrófilos. II - Indicações do ciclofosfamida As indicações não oncológicas da ciclofosfamida são as manifestações graves de doenças autoimunes sistêmicas: lúpus eritematoso sistêmico (p.ex. neurolúpus, nefrite lúpica), envolvimento pulmonar da esclerose sistêmica e das miopatias inflamatórias (síndrome antissintetase), síndrome de Sjögren (p.ex. quadro neurológico grave), em vasculites sistêmicas (vasculites associadas ao ANCA, poliarterite nodosa, arterite de Takayasu), vasculite reumatoide, sarcoidose (p.ex neurossarcoidose e sarcoidose cardíaca), doenças pulmonares intersticiais, entre outras. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado): - A posologia do ciclofosfamida é habitualmente de 0,5 a 1,0g/m2 de superfície corpórea IV mensal por 6 meses, principalmente na nefrite lúpica. Em pacientes com pneumopatia da esclerose sistêmica e em manifestações neurológicas do lúpus, a ciclofosfamida é utilizada em pulsoterapia mensal por 12 meses. Em vasculites associadas ao ANCA, a dose indicada de ciclofosfamida é de 15mg/kg/dose no tempo zero, em 15 dias e em 30 dias (1º mês) e depois a cada 3 semanas por 3 a 6 meses. No esquema Eurolupus, a dose da ciclofosfamida é fixa de 500mg IV a cada duas semanas por 3 meses.

Efeitos adversos

- A administração do ciclofosfamida pode estar relacionada ao desenvolvimento de reações infusionais, especialmente de náuseas e vômitos, muitos pacientes, porém podem desenvolver hiperêmese tardia, por até uma semana após a administração da droga. Reações anafiláticas são raras com a administração da ciclofosfamida. - Reações comumente relacionadas ao uso de ciclofosfamida: alopecia, leucopenia, anemia, risco aumentado de infecções, cistite hemorrágica, hiponatremia por síndrome de secreção inapropriada do ADH e infertilidade. Pacientes om altas doses cumulativas de ciclofosfamida têm risco aumentado de desenvolver neoplasias hematológicas e do sistema urinário, especialmente carcinoma do epitélio da bexiga.

Farmácia

Reconstituição: Diluente: Agua para injeção- 10 ml para frasco de 200mg e 50 ml para frasco de 1g de ciclofosfamida Estabilidade após aberto: 72h refrigerado Volume por ampola: 200mg ou 1g pó liofilizado Concentração no frasco após reconstituição: 20mg/ml Diluição: Diluente: soro fisiológico 0,9% Volume: 500 ml Estabilidade após diluição: 24h temperatura ambiente PVC compatível, soro glicosado: compatível Tipo de Solução: ( X) irritante ( ) vesicante ( ) não aplica Fotossensibilidade: Não Via de Administração: EV Potencial emético: moderado(30 a 90%) Preparo: Toda a preparação do medicamento Ciclofosfamida IV deve ser realizada em condições assépticas e em capela de fluxo laminar. Materiais Frasco(s) ampola(s) de ciclofosfamida Luvas de procedimento /Luvas estéreis Gaze estéril Álcool 70% Ampolas de API de 10 ou 20 ml 1 Equipo bomba 1 Seringa 20 ml ou 60 ml 1 Agulha 40x12 1 bolsa de 500 ml SF 0,9% Passos 1. Prepare o Soro Fisiol. com equipo preenchido com o próprio soro do frasco. 2. Diluir 200mg - 10mL API e 1g - 50mL API; 3. Agitar rigorosamente por 30 a 60 segundos ou até que a solução fique completamente límpida; 4. Calcular a dose a ser aspirada; 5. Inserir o volume calculado no S.F. 0,9% com equipo previamente preenchido. Tempo de infusão: 120 min EV Orientações Gerais: Pre-medicações: (Variavel de acordo com a prescrição médica): Ondansetrona 4mg IV (100mL de solução fisiológica a 0,9%) Dexametasona 4mg IV (100 ml de solução fisiológica a 0,9%) Mesna se indicado: ver orientação do prescritor. Ajuste função hepática: * BT 3,1 à 5,0mg/dL ou transaminase > 3xLSN: administrar 75% da dose usual. * BT > 5,0mg/dL: contraindicado Ajuste função renal: ClCr<10mL/min: administrar 75% da dose

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822