Citomegalovírus, Isolamento, por Shell Vial, Vários Materiais

Outros nomes:
CITOMEGALOVÍRUS, CULTURA PARA
CITOMEGALOVÍRUS, PESQUISA POR SHELL VIAL
ISOLAMENTO DE CITOMEGALOVÍRUS
SHELL VIAL PARA ISOLAMENTO DE VÍRUS
CMV, ISOLAMENTO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 30 dias corridos às 18h (parcial em 7 DC)

Orientações necessárias

I - Materiais analisados - Este exame pode ser feito em sangue periférico, medula óssea, líquido amniótico, urina, saliva, material de biópsia, secreção de orofaringe ou rinofaringe, escarro e liquor. Para a análise de outros tipos de amostras, é necessário consultar o Fleury antes de enviar o material. - A metodologia utilizada nesta análise permite, ao mesmo tempo, o isolamento dos vírus Herpes simplex e Varicela-Zoster, se eles estiverem presentes no material colhido. - Se o médico solicitar PESQUISA ou DETECÇÃO de citomegalovírus (CMV), abrir a sigla QCMVDNA para sangue ou CITOPCR para outros materiais. Utilizar a sigla ISOLCITO somente se o médico solicitar CULTURA ou ISOLAMENTO de citomegalovírus (CMV). II - Coleta no Fleury - Há restrições para o horário de coleta nas unidades, sendo necessário consultar a Central de Atendimento ao Cliente. - Em caso de coleta de medula óssea, liquor ou líquido aminiótico no Fleury, o cliente deve agendar o procedimento de coleta previamente. III - Material enviado - As amostras devem ser entregues no máximo até 12 horas após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar, assepticamente, em tubo cônico estéril, o volume mínimo de amostra exigido no item 4, ou seja: - Sangue: 5 mL. - Líquor/saliva: 2 mL (vol. mínimo de 1 mL). - Urina/líquido amniótico: 10 mL (volume mínimo de 5 mL). - Enviar à seção, refrigerado.

Método

- Semeadura em cultura de células. - Shell vial.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico de infecções causadas pelo citomegalovírus (CMV), principalmente em neonatos, quando existe a suspeita de infecção congênita. A capacidade de isolar um vírus depende de uma série de variáveis nem sempre controláveis. Dessa forma, um resultado negativo não exclui o diagnóstico, que é habitualmente feito por isolamento do agente ou pela conversão sorológica. A técnica, porém, tem elevada especificidade. Já a sensibilidade é relativa, especialmente após a introdução da terapêutica. Convém destacar que este exame, em particular, emprega cultura de fibroblastos humanos para particularizar o isolamento do CMV.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822