Outros nomes: COLONOSCOPIA LONGA., COLOSCOPIA., ENDOSCOPIA DIGESTIVA BAIXA., ENDOSCOPIA DO COLON., ENDOSCOPIA DO INTESTINO GROSSO., FIBROCOLONOSCOPIA., VIDEOCOLONOSCOPIA., ILEOCOLONOSCOPIA COM PREPARO EM CASA
INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME
A colonoscopia consiste em um exame endoscópico que tem o objetivo de avaliar o intestino grosso e o final do intestino delgado. É introduzido um equipamento flexível via retal, com uma microcâmera, permitindo a realização, se necessário, de procedimentos, tais como biópsias e remoção de pólipos e lesões. A colonoscopia tem papel fundamental na prevenção do câncer colorretal.
É realizada sob sedação, motivo pelo qual é necessário estar acompanhado por um adulto maior de 18 anos e capaz, que deve estar presente durante toda a permanência do paciente no Fleury. Esta condição é indispensável.
Recomenda-se a apresentação de resultados de colonoscopias anteriores.
Atenção: Para realizar este exame, será necessário retirar o kit de preparo com antecedência em uma das unidades listadas abaixo. O medicamento a ser utilizado no dia do exame é o Manitol. O Manitol é fornecido pelo Fleury nas Unidades Alphaville, Rochaverá-Morumbi, Brasil II, Paraiso, Higienópolis e Itaim de segunda-feira à sexta-feira no horário das 7 às 18 h e aos Sábados das 7 às 12 h. No momento da retirada do medicamento serão prestadas orientações.
RESTRIÇÕES PARA MARCAÇÃO DO EXAME NO FLEURY
Pacientes com IMC* (Índice de Massa Corpórea) maior de 40;
Menores de 15 anos;
Pacientes com mais de 65 anos ou portadores de doença inflamatória intestinal em atividade (Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa) deverão realizar o preparo na unidade Fleury
Uso de contraste por via oral nos últimos cinco dias;
Portadores de colostomia, hemodiálise, gestantes e alérgicos a látex;
Portadores de doenças sistêmicas descompensadas, ou condições consideradas de risco pela equipe médica (pacientes com insuficiência cardíaca, renal ou pulmonar, entre outras);
Usuários de marca-passo CDI (cardiodesfibrilador implantável) ou oxigênio domiciliar;
Portadores de tetraplegia, paraplegia ou pacientes com limitação para caminhar recomenda-se a realização do exame em ambiente hospitalar, em razão das dificuldades impostas ao preparo.
Não realizamos em pacientes portadores de balão gástrico.
*Para calcular o valor do IMC, basta dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (m).
MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS COM CONCORDÂNCIA DO SEU MÉDICO. Porém em caso de não suspensão, o seu exame não será realizado.
Alguns medicamentos precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, sempre com a concordância do seu médico.
Anticoagulante/antiagregantes: podem trazer risco de sangramento.
Antidiabéticos injetáveis: podem dificultar o esvaziamento gastrointestinal.
O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®) não precisa ser suspenso.
Confira a lista abaixo:
Suspender 21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®, Rybelsus® - via oral, Wegovy® e outros)
Dulaglutida (Trulicity®)
Tirzepatida (Mounjaro®)
Suspender 7 dias antes:
Varfarina (Marevan®, Coumadin®)
Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®)
Prasugrel (Effient®)
Ticlopidina (Ticlid®)
Ticagrelor (Brilinta®)
Suspender 48 horas antes:
Reposição de ferro via oral (não há necessidade de suspenção da reposição via injetável).
Orlistate (Xenical®)
Dabigatrana (Pradaxa®)
Rivaroxabana (Xarelto®)
Apixabana (Eliquis®)
Edoxabana (Lixiana®)
Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy® e outros)
Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®)
Empaglioflozina (Jardiance®)
Suspender 24 horas antes:
Enoxaparina (Clexane®)
Marcapasso
Usuários de marca-passo devem reprogramar o dispositivo com seu cardiologista antes do exame.
Para usuários portadores de CDI (cardiodesfibrilador implantável) o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar.
DIETA E PREPARO: Se o exame for feito juntamente com a endoscopia digestiva alta, o paciente precisa seguir as instruções de preparo da colonoscopia.
A dieta para preparo de cólon se inicia 3 DIAS ANTES, interrompendo a ingesta de sementes e cereais integrais, como linhaça, trigo, aveia, centeio e cevada, incluindo produtos que contêm esses grãos em sua composição, a exemplo de macarrão integral, pão integral, arroz integral, cereais matinais e biscoito de aveia, entre outros; frutas como mamão, laranja, mexerica, manga e melancia devem ser evitadas.
VÉSPERA DO EXAME:
Alimentação:
Manter a dieta que vem realizando há 3 dias. O paciente não deve consumir: carne vermelha, vegetais, hortaliças, cereais, grãos, legumes, fibras, leite e derivados como iogurte, manteiga, requeijão, queijo e achocolatado. Nenhum alimento de coloração vermelha (ex.: tomate, beterraba, morango, entre outros).
Última refeição (jantar) até às 20h. Após este horário, permitido apenas água e líquidos de coloração clara (água de coco; chás de hortelã, cidreira, erva-doce e camomila; Gatorade® de cor clara)
Ingerir no mínimo dois litros de líquidos de coloração clara durante o dia.
Não ingerir bebida alcoólica 24h antes do exame
Medicamento (Laxativos): Essas medicações causam diarreia, com o objetivo de iniciar a limpeza do intestino e podem causar cólicas abdominais. É aconselhável que o cliente permaneça em casa, preferencialmente acompanhado.
Será necessário utilizar um dos dois medicamentos a seguir: Dulcolax® ou Muvinlax®.
Dulcolax®: Tomar, por via oral, dois comprimidos às 18 h e mais dois comprimidos às 22h.
OU
Muvinlax®: Diluir dez envelopes do medicamento em um litro de água. Essa solução deve ser consumida aos poucos, num período máximo de duas horas, iniciando-se às 18h.
Após o uso dos laxantes, tomar pelo menos 1 litro de água ou outro líquido claro aos poucos.
Pessoas com diagnóstico de doença inflamatória intestinal, como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, devem evitar o Muvinlax®.
Atenção: Paciente constipado (intestino preso) deverá tomar os laxativos acima também na antevéspera do exame para ter um melhor resultado.
DIA DO EXAME: Preparo se inicia 6h antes do horário do exame agendado
a. Jejum absoluto para alimentos sólidos e permitido apenas os líquidos dos itens b e d.
b. Preparar o laxativo (Manitol) que retirou em uma das unidades do Fleury e dissolver o conteúdo do sachê em 1500ml (1,5L) de água e adicionar 60 gotas de dimeticona nesta solução.
A solução deve ser ingerida ao longo de uma hora e meia, iniciando-se 6h antes do horário do exame agendado. Sugere-se manter o ritmo de 1 copo de 250 ml a cada 10 minutos.
A adição do suco coado de dois limões pode tornar o preparo mais palatável.
Durante a ingesta do Manitol não ingerir outro líquido.
c. Recomendamos andar durante a ingesta do Manitol. Isso irá acelerar o esvaziamento gástrico e ocasionar menos náuseas.
d. Depois disso, é permitido ingerir até 500mL de água, também aos poucos, até 2h antes do exame.
e. Recomendamos que o paciente permaneça em casa, preferencialmente acompanhado.
f. Será considerado cólon limpo quando as fezes se assemelharem à urina, amarelo claro e transparente.
g. Comparecer à unidade do Fleury no horário agendado com pedido médico e com acompanhante maior de idade.
ORIENTAÇÕES ADICIONAIS
Clientes menores de idade: o acompanhante deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor).
O exame pode ser realizado em mulheres que estejam amamentando. A orientação em relação a primeira mamada será fornecida pelo anestesiologista de acordo com a medicação utilizada na sedação/anestesia.
Indivíduos diabéticos não devem tomar medicamentos para diabetes no dia do exame.
Recomenda-se comparecer à unidade com roupa confortável e com peças adicionais para troca.
Pacientes durante o período menstrual podem realizar o exame utilizando absorvente interno.
O cliente deve informar o médico ou a enfermagem do setor a respeito de seus eventuais problemas de saúde e dos medicamentos que usa.
Quando realizada em condições insatisfatórias, devido a preparo inadequado, ou seja, sem que as evacuações tenham ficado líquidas, amareladas e límpidas, a colonoscopia é cobrada normalmente e apresenta, como resultado, um laudo parcial, informando que uma parte do cólon não pôde ser estudada por conta da presença de resíduos fecais. Nessa situação, existe a possibilidade de o paciente ser orientado a remarcar o exame no momento de sua execução.
Eventuais biópsias ou ressecção de pólipos implicam a inclusão e a cobrança de procedimento de remoção dos pólipos através de polipectomia ou mucosectomia, além dos anátomo patológicos correspondentes. Na maioria das vezes, só é possível saber da necessidade dessas intervenções no decorrer da colonoscopia. Outro item que pode ser agregado ao seu procedimento é a hemostasia em casos de sangramento. Dessa forma, recomendamos que antes de iniciar o exame, o cliente se informe na recepção, sobre os valores de tais procedimentos e cobertura pelo plano de saúde
Embora raras, podem ocorrer complicações como perfuração intestinal e sangramento, principalmente após a retirada de pólipos grandes.
Considerando que as complicações, ainda que com baixa frequência, possam ocorrer independentemente da conduta e perícia do médico, todas e quaisquer despesas decorrentes da internação serão de responsabilidade do paciente.
DURAÇÃO DO EXAME
O exame dura, em média, de 30 a 40 minutos.
Após a colonoscopia, é necessário permanecer de 30 a 40 minutos em repouso.
A previsão de permanência no Fleury para a realização da colonoscopia é, em média, de duas horas.
CUIDADOS APÓS O EXAME
Deixar o Fleury acompanhado e fazer repouso no restante do dia.
Após a colonoscopia, o cliente não pode dirigir, nem realizar tarefas que ofereçam riscos à sua integridade, devido ao uso de sedativos durante o exame.
Ao longo do dia, a alimentação tem de ser leve, com ingestão de bastante líquido.
Não ingerir bebida alcoólica
Embora raro, a diarreia pode persistir por cerca de 12 horas depois do procedimento.
Em caso da realização de biópsias, podem aparecer estrias sanguinolentas nas fezes.
Se houver qualquer outro sintoma, o cliente deve entrar em contato com o Fleury no telefone: (11) 3179-0822
- O exame é realizado com videoendoscópio digital flexível e inclui documentação fotográfica.
- O exame se presta à avaliação do intestino grosso e do íleo terminal para detectar as alterações existentes nesses órgãos, tendo utilidade para a prevenção do câncer, dada a possibilidade de seu diagnóstico precoce e tratamento (polipectomia ou mucosectomia).
- Quando necessário, o procedimento pode incluir biópsias para estudo anatomopatológico, assim como intervenções terapêuticas, como ressecção de pólipos (polipectomia).
- Como rastreamento do câncer de cólon, a colonoscopia está indicada para pessoas acima dos 50 anos, na população em geral.
- Rastreamento de câncer colorretal;
- Pesquisa de causas de sangramento, diarreias, dores abdominais e obstipação crônica.
- O intestino grosso (reto e cólons) e, quando possível, o íleo terminal (parte final do intestino delgado).