Composição corporal, para adulto

Outros nomes:
CONTEÚDO TOTAL DE CÁLCIO DO ORGANISMO EM ADULTOS
COMPOSIÇÃO CORPÓREA TOTAL EM ADULTOS
DENSITOMETRIA ÓSSEA DO CORPO INTEIRO EM ADULTOS
GORDURA CORPORAL EM ADULTOS, DETERMINAÇÃO DA
MASSA GORDA EM ADULTOS, DETERMINAÇÃO DA
MASSA MAGRA EM ADULTOS, DETERMINAÇÃO DA
PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL EM ADULTOS
DENSITOMETRIA DE CORPO INTEIRO
COMPOSIÇÃO CORPORAL POR DXA
DXA DE CORPO TOTAL
DENSITOMETRIA COMPOSICAO CORPORAL, ADULTO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Interferentes - Caso o cliente tenha realizado algum dos exames abaixo, deve aguardar haver um intervalo de 7 dias para realizar a Densitometria: -- Raios-X com contraste -- Tomografia com contraste -- Ressonância com contraste -- Medicina Nuclear - Não é necessário estar em jejum, entretanto recomenda-se não fazer refeições fartas e não ingerir muito líquido antes do exame. II - Restrições - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - A comparação entre exames só é possível se os estudos forem feitos no mesmo aparelho. Por isso, o Fleury recomenda que o cliente sempre retorne à mesma unidade em que realizou o estudo anterior caso tenha interesse nos resultados comparativos. A comparação pode ser realizada entre exames de até 5 anos. Quando ocorrer a substituição de aparelho da unidade por uma versão mais moderna, a comparação não será possível mesmo que o cliente retorne na mesma unidade por se tratarem de máquinas diferentes. Atenção: Segue as Unidades e datas das trocas de equipamento. Exames realizados nestas Unidades anteriormente a data de troca não podem ser comparados e o cliente pode ser direcionado para a Unidade que preferir. - Villa Lobos: 23/03/2015 - A composição corporal não pode ser realizada em gestantes nem em mulheres com suspeita de gravidez. - Nas unidades Anália Franco II, Braz Leme, Itaim, Morumbi, Paraíso, Ponte Estaiada, República do Líbano II,e Villa Lobos, o limite de peso para a realização do exame é de 200 kg. Nas demais unidades de atendimento que oferecem o exame, o limite de peso é de 155 kg. - O cálculo do VAT (Visceral Adipose Tissue), TAV (Tecido Adiposo Visceral) ou gordura visceral pode ser solicitado com o pedido médico de composição corporal, este recurso está disponível em todas as unidades da Marca Fleury. III - Tempo de duração do exame - O estudo da composição corporal dura cerca de 30 minutos.

Método

- Densitométrico por dual energy x-ray absorptiometry (DXA).

Valor de referência

- Os valores da BMD total do esqueleto são comparados com a média de adultos jovens de mesmo sexo e raça do cliente (T-escore) e também com a média de uma população de indivíduos da mesma idade, sexo, peso e raça do indivíduo avaliado (Z-escore). - Os demais parâmetros avaliados na composição corporal, a massa magra e o percentual de gordura dependem do sexo e da idade da pessoa, assim como da prática de atividade física. No entanto, níveis de gordura acima de 30%, independentemente do Índice de Massa Corporal (IMC), estão associados a um maior risco cardiovascular e a uma maior chance de desenvolvimento do diabetes. - Não há ainda um valor de referência estabelecido para o VAT. Sabe-se apenas que quanto mais gordura visceral, maior o risco cardio-vascular do indivíduo. Mais estudos são necessários para estabelecer um ponto de corte. A Gordura Visceral (VAT) é calculada através da gordura da região androide menos a gordura do subcutâneo

Interpretação e comentários

- A utilização da densitometria por DXA na avaliação da composição corporal permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra. A confirmação da excelente acurácia e do pequeno erro de precisão do exame por estudos comparativos com a análise química da carcaça de animais tornou o método uma referência para avaliar a composição do corpo de seres humanos. - O estudo da composição corporal tem inúmeras aplicações clínicas, particularmente na Medicina Esportiva, em casos de obesidade e anorexia, na reabilitação motora de doenças neuromusculares e em avaliações nutricionais. Além disso, é usado na monitoração das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes que usam hormônio de crescimento, corticosteroides e esteroides sexuais e nos transplantados que recebem imunossupressores. - Inúmeras pesquisas, nos últimos anos, têm demonstrado que o aumento de peso corporal, por si só, é menos danoso à saúde que o percentual e a distribuição do tecido adiposo, os quais estão relacionados com o aumento do risco cardiovascular, com a dislipidemia e com o diabetes. - Não há, ainda, um valor de referência estabelecido para o VAT. Sabemos apenas que quanto mais gordura visceral, maior o risco cardiovascular do indivíduo. Mais estudos são necessários para estabelecer um ponto de corte. A gordura visceral (VAT) é calculada subtraindo do valor da gordura da região androide, o valor da gordura do subcutâneo. Pode-se comparar o paciente com ele mesmo ao longo do tempo, por exemplo, após um período de dieta ou de exercício.

Regiões estudadas

- Corpo inteiro.

Principais indicações

- A utilização da densitometria por DXA na avaliação da composição corporal permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra. A confirmação da excelente acurácia e do pequeno erro de precisão do exame por estudos comparativos com a análise química da carcaça de animais tornou o método uma referência para avaliar a composição do corpo de seres humanos. - O estudo da composição corporal tem inúmeras aplicações clínicas, particularmente na Medicina Esportiva, em casos de obesidade e anorexia, na reabilitação motora de doenças neuromusculares e em avaliações nutricionais. Além disso, é usado na monitoração das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes que usam hormônio de crescimento, corticosteroides e esteroides sexuais e nos transplantados que recebem imunossupressores. - Inúmeras pesquisas, nos últimos anos, têm demonstrado que o aumento de peso corporal, por si só, é menos danoso à saúde que o percentual e a distribuição do tecido adiposo, os quais estão relacionados com o aumento do risco cardiovascular, com a dislipidemia e com o diabetes. - Os valores de densidade mineral óssea (BMD) do esqueleto total não são utilizados para o diagnóstico de osteoporose, uma vez que apresentam pouca sensibilidade devido à extensão da área estudada. - Neste exame, podemos disponibilizar também a medida do VAT ou Gordura visceral, sua principal indicação é estimar a quantidade de gordura relacionada ao maior risco cardiovascular e síndrome metabólica, restrita há alguns aparelhos.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822