Concentração Inibitória Mínima, Vários Materiais

Outros nomes:
CONCENTRACAO INIBITORIA MINIMA (CIM)
CONCENTRACAO MINIMA INIBITORIA (CIM)
CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA
MIC - CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA MÍNIMA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- A concentração inibitória mínima (CIM) é realizada para bactérias isoladas nos mais diversos materiais clínicos. Pode ser solicitada juntamente com a cultura ou após a emissão de um resultado positivo desse exame. Os microrganismos isolados pelo Fleury em culturas são geralmente conservados por até dez dias para eventual realização de exames complementares. - Como a CIM pode ser feita para um grande número de antimicrobianos, o médico deve anotar o nome dos antibióticos a serem testados.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar cepa bacteriana e folha de trabalho para a Seção de Microbiologia. - Quando solicitado após a realização da cultura (bactéria guardada na Seção de Microbiologia), na folha de trabalho deve constar o número do exame da cultura realizada. - Transporte em temperatua ambiente.

Método

- O exame pode ser realizado por diversas metodologias, sendo a metodologia do Etest a mais usada. O Etest é um método que utiliza um gradiente de concentração, aplicável praticamente a todos os antimicrobianos disponíveis. O resultado é bastante preciso e é fornecido em microgramas/mL. - Eventualmente o exame pode ser realizado por método de microdiluição ou macrodiluição. Nestas situações, sempre consultar previamente a Seção de Microbiologia.

Valor de referência

- O exame expressa a concentração do antimicrobiano que inibe o crescimento do microrganismo responsável pelo processo infeccioso, em microgramas/mL (ug/mL). Esta concentração varia de acordo com o microrganismo e o antimicrobiano testado. De acordo com normas estabelecidas pelo CLSI (Clinical Laboratory Standard Institute), antigo NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards), o microrganismo é classificado em resistente, sensível ou intermediário, para cada antimicrobiano testado.

Interpretação e comentários

- A concentração inibitória mínima (CIM) consiste na menor concentração de um determinado antimicrobiano, expressa em microgramas/mL, que inibe o crescimento de um microrganismo em teste, sob condições in vitro bem definidas, durante um determinado intervalo de tempo. É bastante utilizada para correlacionar diversos outros aspectos da atividade dos antimicrobianos, tais como a informação da concentração do medicamento presente em diversos fluidos corpóreos e sua comparação com a CIM, para avaliar melhor o sucesso ou insucesso terapêutico e para verificar os parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos dos diversos antimicrobianos. - A determinação da CIM é um exame muito importante para o tratamento adequado e também para o acompanhamento terapêutico de algumas infecções bacterianas, como endocardites bacterianas, meningites, osteomielites e pneumonias, entre outras. - Este teste também tem utilidade na avaliação da suscetibilidade de microrganismos para os quais a metodologia de discodifusão não está estabelecida e aprovada. - O Fleury dispõe de assessoria médica especializada em Microbiologia Clínica para eventuais consultas.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822