Cotinina, soro

Outros nomes:

Pesquisa e dosagem no sangue metabólito da nicotina

Pesquisa e dosagem no sangue cotinina

Screening tabagismo tabaco fumo

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

" Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão (volume mínimo: 0,5 mL); Refrigerar a 2-8 °C. ATENÇÃO: amostras hemolisadas serão rejeitadas. ATENÇÃO: Caso possua volume, utilizar a etiqueta SORO/TESTE para fazer uma alíquota extra de 0,5 mL de SORO. Encaminhar para o setor LARI/LARN. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 28 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 28 dias; Congelada (-20 ºC): 28 dias. "

Método

Espectrometria de massa/cromatografia gasosa

Valor de referência

NICOTINE Menor que 3.0 ng/mL COTININE Maior que 3.0 ng/mL

Interpretação e comentários

- A cotinina é um dos metabólitos da nicotina e possui meia-vida muito maior do que a nicotina. É considerada como o parâmetro mais sensível e mais específico para distinguir fumantes de não-fumantes. As indicações clínicas do exame incluem a identificação de fumantes e a caracterização da abstinência.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.