Cotinina, urina

Outros nomes:
NICOTINA, METABÓLITO DE, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA
COTININA, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. - Para a realização da coleta, o cliente deve ficar duas horas sem urinar. - Amostra não colhida no Fleury deverá ser entregue até três horas após a coleta. - É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 1 mL de urina em 1 tubo plástico (vacuette) , mínimo: 0,5 mL. - Enviar refrigerada. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

- Espectrometria de massas/cromatografia gasosa.

Valor de referência

NICOTINA: Fumantes: 200 a 700 ng/mL Não fumantes: Igual ou inferior a 17 ng/mL COTININA: Fumantes: 300 a 1300 ng/mL Não fumantes: Igual ou inferior a 20 ng/mL

Interpretação e comentários

- A cotinina é um dos metabólitos da nicotina e possui meia-vida muito maior do que a nicotina. É considerada como o parâmetro mais sensível e mais específico para distinguir fumantes de não-fumantes. As indicações clínicas deste exame incluem a identificação de fumantes e a caracterização de abstinência.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822