Outros nomes: Anticorpos Coxsackie A
- É necessário trazer documento de identidade (RG).
- Não é necessário jejum.
SANGUE:
- Aguardar 30 minutos.
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC.
- Aliquotar 2 mL de soro em tubo de alíquota padrão (vacuette), volume mínimo: 1 mL.
- Refrigerar a 2-8 ºC.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 7 dias;
Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.
- Fixação de complemento.
- Menor que 1/8
- Critério interpretativo:
-- menor que 1/8 (anticorpo não detectado)
-- maior ou igual 1/8 (anticorpo detectado)
- Títulos isolados maiores ou iguais a 1/32 são indicativos de infecção recente. Títulos de 1/8 ou 1/16 isoladamente não permitem distinguir entre uma infecção recente ou pregressa. O aumento de 4 vezes ou mais entre os títulos das amostras colhidas nas fases aguda e convalescente confirma diagnóstico. Existe considerável reatividade cruzada entre os enterovírus, entretanto os títulos mais altos estão geralmente associados com o sorotipo infectante.
- O painel do coxsackie A, cujos anticorpos são pesquisados neste teste, compreende os vírus A2, A4, A7, A9, A10 e A16. Tais agentes foram selecionados por pesquisas norte-americanas que demonstraram que esses são os vírus mais freqüentemente envolvidos com infecções. Convém ponderar que não há dados semelhantes disponíveis para a nossa população.
- Títulos isolados, superiores ou iguais a 1/32, são indicativos de infecção recente. Já títulos de 1/8 ou 1/16, isoladamente, não permitem distinguir a doença recente da pregressa. Um aumento de quatro vezes ou mais entre os títulos de amostras colhidas com intervalo de 10 a 14 dias (fase aguda e convalescente) confirma o diagnóstico. Existe considerável reatividade cruzada entre os enterovírus, mas os títulos mais altos estão geralmente associados com o sorotipo infectante.