Outros nomes:
Clearence de creatinina corrigido
Clearence renal
Depuração de creatinina endógena
Fração de excreção de creatinina na urina
Creatinina, Depuração
Clearence de creatinina
Depuração de creatinina endógena DCE
DCE depuração de creatinina endógena
I - Material - A depuração de creatinina é realizada em sangue e em urina de 24 horas, ou então, em outro período de tempo solicitado pelo médico II - Critérios de realização - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções para colher a urina. - Não deve ser usado laxante na véspera do exame. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. III - Prazo de entrega - A urina deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta. Atenção: - O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.
- No item DEPCREAT: digitar, no sistema, o peso e a altura do paciente, os horários de início e fim da coleta de urina de 12 horas ou 24 horas. - Sangue: - aguardar 30 minutos - centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - não aliquotar - soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL - Urina: - medir o volume - aliquotar 4 mL em 1 tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - anotar volume total na ficha do cliente e digitar no sistema de gerenciamento de amostras. - enviar soro e urina à seção, em temperatura ambiente - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada (2-8ºC): 5 dias; Congelada (-20ºC): 1ano.
- Creatinina (soro e urina): cinético colorimétrico. - Cálculo da depuração pela fórmula clássica: Dep = (Ucreat x Vmin)/creatinina sérica; usualmente é feita correção do valor encontrado para a superfície corporal "padrão" de 1,73 m2.
- Crianças: 70 - 140 mL/min/1,73 m2. - Homem: 85 - 125 mL/min/1,73 m2. - Mulher: 75 - 115 mL/min/1,73 m2.
- O teste é útil na avaliação funcional renal. A depuração está diminuída em nefropatias agudas e crônicas e sua determinação pode ser importante no acompanhamento desses pacientes. Na insuficiência renal terminal, por sua vez, o exame serve para indicar estados nos quais processos dialíticos se tornam imperiosos. A depuração de creatinina pode estar aumentada na fase inicial do diabetes, no hipertiroidismo e na acromegalia.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.