Creatinina, Depuração, soro e urina

Outros nomes:
CLEARENCE DE CREATININA CORRIGIDO
CLEARENCE RENAL
DEPURACAO DE CREATININA ENDOGENA
FRACAO DE EXCRECAO DE CREATININA NA URINA
CREATININA, DEPURAÇÃO
CLEARENCE DE CREATININA
DEPURACAO DE CREATININA ENDOGENA (DCE)
DCE - DEPURACAO DE CREATININA ENDOGENA

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - A depuração de creatinina é realizada em sangue e em urina de 24 horas, ou então, em outro período de tempo solicitado pelo médico II - Critérios de realização - O cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções para colher a urina. - Não deve ser usado laxante na véspera do exame. - Para mulheres, o ideal é não estar menstruada. III - Prazo de entrega - A urina deve ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta. Atenção: - O prazo máximo entre a coleta de sangue e a entrega da amostra de urina (ou vice-versa) é de 72 horas.

Processamento e adequação da amostra

- No item DEPCREAT: digitar, no sistema, o peso e a altura do paciente, os horários de início e fim da coleta de urina de 12 horas ou 24 horas. - Sangue: - aguardar 30 minutos - centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC - não aliquotar - soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL - Urina: - medir o volume - aliquotar 4 mL em 1 tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - anotar volume total na ficha do cliente e digitar no sistema de gerenciamento de amostras. - enviar soro e urina à seção, em temperatura ambiente - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada (2-8ºC): 5 dias; Congelada (-20ºC): 1ano.

Método

- Creatinina (soro e urina): cinético colorimétrico. - Cálculo da depuração pela fórmula clássica: Dep = (Ucreat x Vmin)/creatinina sérica; usualmente é feita correção do valor encontrado para a superfície corporal "padrão" de 1,73 m2.

Valor de referência

- Crianças: 70 - 140 mL/min/1,73 m2. - Homem: 85 - 125 mL/min/1,73 m2. - Mulher: 75 - 115 mL/min/1,73 m2.

Interpretação e comentários

- O teste é útil na avaliação funcional renal. A depuração está diminuída em nefropatias agudas e crônicas e sua determinação pode ser importante no acompanhamento desses pacientes. Na insuficiência renal terminal, por sua vez, o exame serve para indicar estados nos quais processos dialíticos se tornam imperiosos. A depuração de creatinina pode estar aumentada na fase inicial do diabetes, no hipertiroidismo e na acromegalia.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822