Cultura, esperma

Outros nomes:
ESPERMA, BACTERIOLOGICO/CULTURA
ESPERMOCULTURA
SEMINAL, LIQUIDO, BACTERIOLOGICO/CULTURA
CULTURA DE ESPERMA
CULTURA PARA AERÓBIOS EM ESPERMA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Não há necessidade de abstinência sexual prévia para a realização do exame. - De preferência, a amostra deve ser colhida em qualquer unidade do Fleury, mas a coleta pode ser feita também na residência do cliente, desde que não haja pedido de espermograma. - Caso o indivíduo queira colher o material em casa, deve retirar, no Fleury, o frasco estéril para armazenar o material e as instruções necessárias. A amostra precisa ser entregue, no máximo, até três horas após a coleta. - Se houver também solicitação de exame de urina, o cliente deve colher a urina primeiro. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado. Uma única amostra é suficiente para a realização de espermograma e cultura de esperma; porém, não existe a exigência de serem feitos na mesma amostra. - Horários de coleta no Fleury: -- Unidade Paraiso: de 2ª a 6ª das 7 às 21 horas, aos sábados das 7 até 18 horas e aos domingos e feriados das 7 às 12 horas. -- Unidade República do Líbano I: de 2ª a 6ª das 7 às 13 horas e aos sábados, das 7 até 12 horas. -- Demais Unidades: de 2ª a sábado das 7 às 12 horas. Atenção: Não realizamos este exame na unidade Shopping Analia Franco.

Processamento e adequação da amostra

- Se for pedido apenas WESPER: encaminhar o material diretamente, em saco plástico para a Seção de Microbiologia - Se for pedido WESPER + ESPERM - Semear o material com alça calibrada estéril em: -- Ágar sangue -- Thayer-Martin -- Ágar chocolate Haemophilus - As placas devem ser semeadas conforme descrito abaixo: 1. Descarregar o conteúdo da alça no centro da placa, traçando uma linha de uma borda à outra 2. Fazer estrias sobre toda a superfície do meio de cultura 3. Girar a placa 90° e fazer novas estrias sobre toda a superfície da placa 4. Aproveitar toda a superfície na semeadura, não deixando espaços entre as estrias - Colocar as placas de Thayer-Martin e ágar chocolate Haemophilus em jarra apropriada com um comprimido de sonrisal. - Enviar os meios, para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente. Se for pedido WESPER + GRAMESP + ESPERM - Semear o material com alça calibrada estéril em: -- Ágar sangue -- Thayer-Martin -- Ágar chocolate Haemophilus -- Fazer esfregaço em 1 lâmina -- As placas devem ser semeadas conforme descrito abaixo: 1.Descarregar o conteúdo da alça no centro da placa, traçando uma linha de uma borda à outra 2.Fazer estrias sobre toda a superfície do meio de cultura 3.Girar a placa 90o e fazer novas estrias sobre toda a superfície da placa 4.Aproveitar toda a superfície na semeadura, não deixando espaços entre as estrias -- Colocar as placas de Thayer-Martin e ágar chocolate Haemophilus em jarra apropriada com um comprimido de sonrisal. - Enviar os meios e a lâmina em frasco porta lâminas, para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente. ATENÇÃO UNIDADE BRASÍLIA: Seguir sempre o procediemnto abaixo: - Semear o material com alça calibrada estéril em: -- Ágar sangue -- Thayer-Martin -- Ágar chocolate Haemophilus - As placas devem ser semeadas conforme descrito abaixo: 1. Descarregar o conteúdo da alça no centro da placa, traçando uma linha de uma borda à outra 2. Fazer estrias sobre toda a superfície do meio de cultura 3. Girar a placa 90° e fazer novas estrias sobre toda a superfície da placa 4. Aproveitar toda a superfície na semeadura, não deixando espaços entre as estrias - Colocar as placas de Thayer-Martin e ágar chocolate Haemophilus em jarra apropriada com um comprimido de sonrisal. - Enviar os meios, para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente.

Método

- Cultura quantitativa em meios apropriados para isolamento de diversos microrganismos (agar sangue, agar chocolate e Thayer Martin). Quando o exame não é acompanhado de espermograma, é também realizado juntamente com a cultura o exame microscópico direto do material para avaliação de celularidade (presença de leucócitos e eritrócitos além do registro da presença ou não de espermatozóides).

Valor de referência

- Cultura negativa. A presença de microrganismos habitualmente não patogênicos em quantidade inferior a 5.000 UFC/mL pode ser considerado um resultado normal.

Interpretação e comentários

- A literatura médica relacionada a este tipo de exame é escassa. Em nossa experiência, correlacionando-se os achados laboratoriais com dados clínicos, considera-se que contagens bacterianas inferiores a 5.000 UFC/mL são normais, a não ser para microrganismos sabidamente patogênicos, como no caso de Neisseria gonorrhoeae, em que qualquer quantidade tem valor diagnóstico. Já as contagens iguais ou superiores a 5.000 UFC/mL são sempre valorizadas. - O exame deve ser interpretado de modo global, ou seja, levando-se em conta o microrganismo isolado, a contagem bacteriana, a presença de leucócitos e eritrócitos e, sempre que possível, alguns dados clínicos do paciente. Uma parcela de urologistas não considera o exame de cultura de esperma com finalidade diagnóstica em casos de prostatite e costuma seguir a metodologia descrita por Stamey e Meares, que utiliza a cultura de secreção prostática e a de três amostras de urina (primeiro jato, jato médio e pós-massagem prostática). De qualquer modo, quando se aprofunda a avaliação de um paciente com alguma alteração no espermograma, a cultura de esperma é importante como recurso complementar. - Este exame inclui rotineiramente a pesquisa de diversos agentes em meios especiais de cultura, até mesmo de N. gonorrhoeae e Gardnerella vaginalis. Usualmente, são associados a doença, além dos patógenos já citados, os microrganismos E. coli, Enterobacter spp, Klebsiella spp, Proteus spp, Serratia spp, Enterococcus spp e, mais raramente, Staphylococcus aureus. - Constituem microbiota normal da uretra, na maioria das vezes em que são isolados, o Staphylococcus coagulase-negativo, o Streptococcus do grupo viridans e o Corynebacterium spp. - Esta análise não abrange a pesquisa de outros agentes causadores de uretrites, prostatites e epididimites, como Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum/parvum e Chlamydia trachomatis, os quais necessitam de pedidos específicos.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822