Cultura Geral, Vários Materiais

Outros nomes:
ABSCESSO, CULTURA
AEROBIOS, CULTURA EM VARIOS MATERIAIS
ASCITICO, CULTURA
BACTERIOLOGICO VARIOS MATERIAIS
BIOPSIAS, CULTURA
CATETER, CULTURA
CULTURA (VARIOS MATERIAIS)
CULTURA DE LIQUIDOS CAVITARIOS
CULTURA PARA AEROBIOS - VARIOS MATERIAIS
CULTURA VARIOS MATERIAIS
LIQUIDO SINOVIAL, CULTURA
MEDULA OSSEA, CULTURA
PLEURAL, CULTURA
SECRECAO DE FERIDA CIRURGICA, CULTURA
CULTURA GERAL EM VÁRIOS MATERIAIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Esta cultura pode ser feita em qualquer material clínico especificado pelo médico solicitante. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado, das 7 às 12 horas, em todas as unidades de atendimento. No período da tarde, esse procedimento é feito de segunda a sexta-feira somente nas Unidades Ibirapuera (até às 18 horas) e Paraíso (até às 21 horas). Aos domingos e feriados, apenas a Unidade Paraíso colhe essas amostras, sempre das 7 às 12 horas. - Materiais colhidos fora do Fleury devem ser entregues em até seis horas após a coleta. - O Fleury não faz este exame em sonda (cateter) vesical nem em sangue menstrual.

Processamento e adequação da amostra

Para materiais de Trato Respiratório (fragmentos de pulmão) Se houver a solicitação de exames de AP na mesma amostra, enviar o material primeiramente ao setor MIC devidamente identificado com as etiquetas código de barras (tanto da MIC quanto do AP) correspondentes aos exames solicitados, utilizando protocolo específico para envio de amostras nestas condições. - Materiais como líquido pericárdico, ascítico, líquido amniótico: O material pode ser enviado em frasco estéril ou seringa e parte em frascos Bactec. Os frascos, incluindo os do Bactec, devem ser enviados ao setor de Microbiologia, junto com o material original. - Materiais como secreções, receber um swab de tampa branca e 1 lâmina - Para material de secreção lacrimal, receber um swab de tampa laranja e, quando solicitado GRAM, receber 1 lâmina. - Materiais como abscesso interno devem estar coletados em seringa. Caso a mesma tenha sido enviada com agulha esta deve ser removida e colocado plug estéril. Encaminhar diretamente à MIC. - Materiais como líquido sinovial e líquido pleural: enviar direto para a MIC. NOTA: Enviar para a MIC o restante do material para eventuais exames complementares. Estabilidade da amostra: Material em meio de transporte - Temperatura ambiente: 12 horas Material puro - Temperatura ambiente: 6 horas. Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas

Método

- Cultivo em meios sólidos e líquidos.

Valor de referência

- Para sítios com microbiota: presença de microrganismos da microbiota; - Para sítios estéreis: cultura negativa

Interpretação e comentários

- A cultura em meios sólidos e/ou líquidos ainda é o método de menor custo para diagnóstico de infecções bacterianas e em caso de positividade permite a realização do teste de sensibilidade aos antimicrobianos. - Em função da necessidade do uso de meios ou condições de incubação específicos, neste exame não são pesquisados alguns gêneros ou grupos, a exemplo de: Mycoplasma, Ureaplasma, Coxiella, Bartonella, Legionella, Mycobacterium, Bordetella e anaeróbios. Para esses patógenos há necessidade de requisição médica específica. - Para o isolamento de Brucella é fundamental que o clínico indique a suspeita, pois o tempo de incubação será de duas semanas e o material também será inoculado em frasco Bactec Aerobic. - É importante solicitar a bacterioscopia sempre que houver material suficiente, pois ela funciona como um controle de qualidade da cultura e pode sugerir a presença de anaeróbios, micobactérias ou espécies nutricionalmente exigentes, caso sejam visualizadas formas bacterianas e não haja crescimento. - Diante de culturas positivas, os microrganismos isolados são mantidos em condições adequadas por dez dias para a execução de eventuais exames complementares, como antibiograma, caso esse exame não tenha sido solicitado juntamente com a cultura.

Hospitais

- Seguir instruções que constam no documento POP-MIC-137.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822