Manual de exames

Cultura Geral, Vários Materiais

Outros nomes: Cultura para aeróbios vários materiais, Cultura Geral em vários materiais, Cultura de abscesso, Cultura para aeróbios em vários materiais, Cultura de líquido ascítico, Bacteriológico vários materiais, Cultura de biópsias, Cultura de cateter venoso, Cultura de líquidos cavitários, Cultura vários materiais, Cultura de líquido sinovial, Cultura de medula óssea, Cultura de líquido ou fragmento pleural, Cultura de secreção de ferida cirurgica

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Material:
- Esta cultura pode ser feita em qualquer material clínico especificado pelo médico solicitante, desde que o material não tenha sigla específica.
- Não aceitamos para esta cultura, sonda (cateter) vesical e nem sangue menstrual.
- Material de escara só realizamos a partir de fragmento de tecido.
- Se o material for raspado de córnea, a coleta é realizada pelo médico do cliente e o material colhido deve ser entregue no laboratório.

II - Preparo:
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura. Entretanto, em alguns casos, pode interferir no resultado.

III - Material enviado:
- Entregar no laboratório até 6 horas após a coleta.

IV – Eventualmente podemos receber amostras coletadas em meio Stuart.


Processamento e adequação da amostra

Para materiais de Trato Respiratório (fragmentos de pulmão)

Se houver a solicitação de exames de AP na mesma amostra, enviar o material primeiramente ao setor MIC devidamente identificado com as etiquetas código de barras (tanto da MIC quanto do AP) correspondentes aos exames solicitados, utilizando protocolo específico para envio de amostras nestas condições.

- Materiais como líquido pericárdico, ascítico, líquido amniótico, líquido pleural e sinovial

O material pode ser enviado em frasco estéril ou seringa.
Se material coletado em frasco aeróbio ou anaeróbio (BACTEC) deve ser aberto sigla WAEBACTEC ou WANBACTEC, os frascos, devem ser enviados ao setor de Microbiologia,

- Materiais como secreções, receber um swab de carvão de tampa branca e 1 lâmina
- Para material de secreção lacrimal, receber um swab com carvão de tampa laranja e, quando solicitado GRAM, receber 1 lâmina.

- Materiais como abscesso interno devem estar coletados em seringa. Caso tenha sido enviada com agulha após a retirada da agulha colocar o dispositivo de vedação estéril Combired para ser enviado ao setor técnico.

- Eventualmente material coletado em meio Stuart pode ser aceito.


NOTA: Enviar para a MIC o restante do material para eventuais exames complementares.

Estabilidade da amostra:
Material em meio de transporte - Temperatura ambiente: 12 horas
Material puro - Temperatura ambiente: 6 horas. Refrigerado (2-8 ºC): 12 horas

Método

- Cultivo em meios sólidos e líquidos.


Valor de referência

- Para sítios com microbiota: presença de microrganismos da microbiota;
- Para sítios estéreis: cultura negativa

Interpretação e comentários

- A cultura em meios sólidos e/ou líquidos ainda é o método de menor custo para diagnóstico de infecções bacterianas e em caso de positividade permite a realização do teste de sensibilidade aos antimicrobianos.
- Em função da necessidade do uso de meios ou condições de incubação específicos, neste exame não são pesquisados alguns gêneros ou grupos, a exemplo de: Mycoplasma, Ureaplasma, Coxiella, Bartonella, Legionella, Mycobacterium, Bordetella e anaeróbios. Para esses patógenos há necessidade de requisição médica específica.
- Para o isolamento de Brucella é fundamental que o clínico indique a suspeita, pois o tempo de incubação será de duas semanas e o material também será inoculado em frasco Bactec Aerobic.
- É importante solicitar a bacterioscopia sempre que houver material suficiente, pois ela funciona como um controle de qualidade da cultura e pode sugerir a presença de anaeróbios, micobactérias ou espécies nutricionalmente exigentes, caso sejam visualizadas formas bacterianas e não haja crescimento.
- Diante de culturas positivas, os microrganismos isolados são mantidos em condições adequadas por dez dias para a execução de eventuais exames complementares, como antibiograma, caso esse exame não tenha sido solicitado juntamente com a cultura.

Hospitais

- Seguir instruções que constam no documento POP-MIC-137.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura