Cultura, para Micobactérias, automatizada, primeira urina da manhã

Outros nomes:
BACILO ALCOOL ACIDO RESISTENTE NA URINA, CULTURA AUTOM
BK NA URINA, CULTURA AUTOM
CULTURA BK NA URINA AUTOM
CULTURA DE BK NA URINA AUTOM
KOCH, BACILO DE, CULTURA DE BK NA URINA AUTOM
MICOBACTERIA, CULTURA DE BK NA URINA AUTOM
TUBERCULOSE, CULTURA DE BK NA URINA AUTOM
URINA, CULTURA DE BK AUTOM
CULTURA, PARA MICOBACTÉRIAS, AUTOMATIZADA NA URINA
TBC NA URINA, CULTURA AUTOM

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 45 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- É preciso retirar, no Fleury, o frasco apropriado para coleta. Frascos de água mineral não podem ser utilizados para tal fim. - O cliente deve realizar primeiro a higiene da região genital com água e sabonete, secando o local a seguir. - Em seguida, todo o volume da primeira urina da manhã tem de ser colhido. - A amostra precisa ser entregue no Fleury até 12 horas após a coleta, caso o material seja mantido em temperatura ambiente, ou em 72 horas, caso seja mantido sob refrigeração (2-8 ºC). - A metodologia utilizada no Fleury não permite o uso de amostras de urina de 24 horas. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado. - Para pessoas que utilizam sonda vesical -- O cliente deve esvaziar completamente o recipiente coletor da sonda. -- Em seguida, é preciso deixar acumular a micção de 6 a 8 horas. -- Por fim, basta transferir todo o volume urinado para o recipiente fornecido pelo Fleury.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar a amostra de urina em saco plástico tipo ZIP à temperatura ambiente para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente em até 12 horas, ou sob refrigeração em até 72 horas. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerado (2-8 ºC): 72 horas.

Método

- Cultura em meio de Lowenstein-Jensen e sistema automatizado BACTEC 960 (caldo MGIT).

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil no diagnóstico da tuberculose do trato urinário. A cultura é considerada o padrão-ouro para a confirmação de infecções causadas por espécies do gênero Mycobacterium, uma vez que apresenta sensibilidade superior à da microscopia direta e à da pesquisa do DNA (PCR para M. tuberculosis). O Fleury utiliza um meio de cultura sólido e um meio de cultura líquido em todas as amostras de urina. O uso do sistema Bactec 960 (caldo MGIT) permite a detecção das amostras positivas com maior precocidade (de 10 a 15 dias), mas o prazo final para a negatividade permanece o de 45 dias. A metodologia é capaz de detectar todas as espécies de Mycobacterium, excetuando-se o M. leprae. Em caso de cultura positiva, o exame inclui a identificação rápida e precisa da espécie por seqüenciamento do DNA. A microscopia direta do material pelo método de Ziehl-Neelsen é essencial para a valorização de espécies de patogenicidade discutível.

Hospitais

- Enviar a amostra de urina em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia sob refrigeração (2-8ºC) se prazo for superior a 12 horas. - No caso de urina colhida com coletor encaminhar o saco coletor diretamente para a Seção de Microbiologia.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822