Cultura, para Micobactérias, Vários Materiais

Outros nomes:

BACILO ALCOOL ACIDO RESISTENTE, CULT VAR MAT AUTOM

BK CULTURA, BACILO DE KOCH, VARIOS MATERIAIS AUTOM

CULTURA BK VARIOS MATERIAIS AUTOM

CULTURA DE BK AUTOM (VARIOS MATERIAIS)

KOCH, BACILO, CULTURA AUTOM

MICOBACTERIA, CULTURA DE BK EM VARIOS MATERIAIS AUTOM

TUBERCULOSE, CULTURA DE BK EM VARIOS MATERIAIS AUTOM

CULTURA PARA MICOBACTÉRIAS, AUTOMATIZADA

TBC, CULTURA DE, VARIOS MATERIAIS

MICOBACTERIAS ATIPICAS, CULTURA

CULTURA PARA BK EM ESCARRO

CULTURA DE MICOBACTÉRIA ATÍPICA EM ESCARRO

CULTURA PARA MICOBACTERIAS ATÍPICAS EM ESCARRO

CULTURA PARA MICOBACTERIAS ATÍPICAS

MYCOBACTERIUM AVIUM

MYCOBACTERIUM KANSASII

MYCOBACTERIUM ABSCESSUS

MYCOBACTERIUM INTRACELLULARE

MYCOBACTERIUM FORTUITUM

CULTURA PARA BAAR

CULTURA PARA B.A.A.R

CULTURA PARA BACILO ÁLCOOL-ÁCIDO-RESISTENTE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 45 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame é aplicável para o diagnóstico de infecções causadas por micobactérias, podendo ser realizado em diversos materiais clínicos. - Algumas materiais clínicos são coletados exclusivamente por médico, havendo necessidade de agendamento prévio: -- raspado de córnea. -- lavado brônquico ou bronco-alveolar. -- líquor. -- amostra obtida por punção guiada por ultrassom. Escarro: - É necessário retirar previamente, em uma das unidades de atendimento, as instruções e o kit para a coleta de escarro, que deve ser feita em casa, preferencialmente pela manhã, antes do desjejum. Urina: - É preciso retirar, em uma das unidades de atendimento, o frasco apropriado para coleta. O exame NÃO é realizado em amostra de urina de 24 horas. Lavado gástrico: - A cultura para micobactérias em lavado gástrico é realizada em material coletado pelo médico assistente ou coletado no Fleury. A coleta no Fleury é realizada nas unidades que possuem Vila da Saúde. - Para colher o material fora do Fleury, é necessário retirar previamente o kit de coleta no Fleury (frasco contendo carbonato de sódio).

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para a Seção de Microbiologia em saco plástico tipo Zip. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 1 hora. Refrigerado (2-8 °C): 72 horas.

Método

- Cultura em meio de Lowenstein-Jensen e sistema automatizado BACTEC 960 (caldo MGIT).

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- A cultura é considerada o padrão ouro para o diagnóstico de infecções causadas por espécies do gênero Mycobacterium, uma vez que apresenta sensibilidade superior à da microscopia direta após coloração de Ziehl-Neelsen e à da pesquisa do DNA (PCR para M. tuberculosis). O Fleury utiliza um meio sólido e um meio líquido em todos os materiais clínicos, exceto em sangue e medula óssea, para os quais emprega o meio Myco/F Lytic e o sistema Bactec. O uso do sistema automatizado MGIT 960 para incubação do meio líquido permite a detecção das amostras positivas com maior precocidade (de 7 a 14 dias), mas o prazo final para a liberação das culturas negativas permanece o de 45 dias. A detecção do DNA tem a vantagem da rapidez, mas tem sensibilidade inferior àquela da cultura específica. A detecção rápida do DNA de Mycobacterium tuberculosis, e avaliação simultânea de sensibilidade à rifampicina, utilizando o sistema GeneXpert, pode ser feita mediante solicitação específica. A cultura tem a vantagem de detectar todas as espécies de Mycobacterium, exceto M. leprae. Em caso de cultura positiva, o exame inclui a identificação rápida e precisa da espécie por sequenciamento parcial do gene hsp65 e/ou rpoB. A detecção de micobactéria não pertencente ao Complexo M.tuberculosis (MNT) em material do trato respiratório não pode ser utilizada como o único critério para diagnóstico de micobacteriose pulmonar. Um aspecto importante é que o crescimento de MNT em cultura pode prejudicar a detecção de M. tuberculosis. Por esse motivo, a PCR específica para o Complexo M. tuberculosis, realizada diretamente da amostra clínica, deve ser parte da investigação laboratorial. A American Thoracic Society recomenda a utilização dos seguintes critérios microbiológicos ou histopatológicos para diagnóstico de doença pulmonar por MNT: isolamento em cultura, da mesma espécie de micobactéria em pelo menos duas amostras distintas de escarro, OU isolamento em cultura de micobactéria em pelo menos uma amostra de lavado bronco-alveolar, OU biópsia pulmonar transbrônquica ou a céu aberto evidenciando infiltrado granulomatoso e cultura positiva para MNT, OU biópsia pulmonar transbrônquica ou a céu aberto evidenciando infiltrado granulomatoso e uma ou mais culturas de escarro ou lavado broncoalveolar positivas para MNT. A cultura permite, ainda, a realização de teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Para as MNT a metodologia utilizada é a microdiluição em caldo e para MTB a metodologia é macrodiluição automatizada (MGIT - Bactec 960).

Hospitais

- Enviar o material para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente. Se refrigerado, pode ser enviado em até 72 horas. - Quando material de fezes: amostra deve ser recente e sem conservador, sem refrigeração até 12 horas após coleta, com refrigeração até 72 horas após coleta. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerado (2-8 °C): 72 horas.

Material de Abscesso

- Seringa: encaminhar a seringa em saco plástico adequado para a Microbiologia a temperatura ambiente. - Plantão noturno: idem. Manter a amostra refrigerada até enviar para a Microbiologia.

Material de Celulite

- Manter o material a temperatura ambiente até o envio para a Microbiologia. - Encaminhar o material em saco plástico apropriado. - Plantão noturno: Manter o material refrigerado e encaminhar a temperatura ambiente para a MIC.

Liquídos Cavitários

- Líquidos ascítico, pleural, pericárdico, sinovial, peritoneal, bile e líquido de diálise. - Manter o material a temperatura ambiente até encaminhar para a MIC. - Encaminhar a seringa a temperatura ambiente para a Microbiologia em saco plástico apropriado. - Plantão Noturno: - Colocar em frasco Myco/F (max. 5mL). Centrifugar (3mL) 2200 g por 10min e fazer 2 lâminas do sedimento.

Secreção de Lesões Cutâneas

- Encaminhar a solução salina em que foi colocado o material clínico, em temperatura ambiente e em saco plástico para a Microbiologia. - Plantão Noturno: idem.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.