Cultura, para Mycoplasma, Vários Materiais

Outros nomes:
CULTURA MICOPLASMA
MICOPLASMA, CULTURA
MICOPLASMA, ISOLAMENTO DE
PPLO, CULTURA
UREAPLASMA
UREAPLASMA UREALYTICUM
URETRITES, CULTURA PARA MICOPLASMA
VAGINITIS, CULTURA PARA MICOPLASMA
CULTURA, PARA MICOPLASMA
MYCOPLASMA HOMINIS, CULTURA PARA
UREAPLASMA UREALYTICUM, CULTURA PARA
UREAPLASMA PARVUM, CULTURA PARA
CULTURA PARA UREAPLASMA
CULTURA PARA MYCOPLASMA EM SECRECAO VAGINA
CULTURA PARA MICOPLASMA EM SECRECAO VAGINAL
CULTURA PARA MYCOPLASMA EM SECRECAO ENDOCERVICAL
CULTURA PARA MICOPLASMA EM SECRECAO ENDOCERVICAL
PESQUISA DE MYCOPLASMA EM SECRECAO VAGINAL
CULTURA PARA MYCOPLASMA EM URINA
CULTURA PARA MICOPLASMA EM URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Este exame pode ser realizado em diversos materiais clínicos, tais como secreções uretral, vaginal, endocervical e prostática, esperma e urina de primeiro jato. - Quando se tratar de coleta de urina de primeiro jato ou de secreção uretral, o cliente precisa ficar pelo menos de 2 horas sem urinar. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado. - Para amostras de urina não colhidas no Fleury, é necessário obter, no mínimo, 10 mL de material em frasco estéril de boca larga (pode ser coletor universal estéril). O horário da coleta precisa ser anotado e a amostra deve ser entregue no Fleury até uma hora depois, 3 horas refrigerada e 30 dias congelada a - 70ºC/ou gelo seco. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento. No período da tarde, de segunda a sexta, somente nas Unidades Ibirapuera (até às 18 horas) e Paraíso (até às 19 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso. - Para coleta em material vaginal ou cervical, é necessário seguir os cuidados abaixo nas 48 horas anteriores ao exame: -- não usar creme e/ou óvulo vaginal; -- não utilizar ducha nem fazer lavagem interna; -- não realizar exame ginecológico com toque e/ou ultra-sonografia transvaginal. -- não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos. - O ideal é não fazer o exame durante a menstruação.

Processamento e adequação da amostra

Enviar o tubo A3 refrigerado, se dentro de 3 horas, ou gelo seco no saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia. - Urina 1° jato: centrifugar 10 mL da urina em tubo cônico estéril, ou eventualmente volume menor, a 2200 g por 10 min, em centrífuga refrigerada(18°C), desprezar o sobrenadante e com o auxílio de pipeta plástica com bulbo estéril, semear 4 gotas do sedimento (0,1mL) no tubo A3 -Secreção prostática ou esperma com auxílio de pipeta plástica com bulbo estéril, semear 4 gotas da amostra (0,1 mL) no tubo A3 e encaminhar congelada (em gelo seco) no saco plástico para a Seção de Microbiologia. A semeadura do meio A3 deve ser feita conforme descrito abaixo: 1 - Introduzir a pipeta plástica com bulbo estéril na posição vertical no tubo/frasco que contém a amostra. 2- Aspirar a amostra e transferir 4 gotas para o meio A3. -Secreção vaginal, cervical, uretral, receber o tubo A3 da enfermagem e encaminhar em gelo seco no saco plástico para a Seção de Microbiologia. - Secreção peritoneal (apenas para o sexo feminino) enviar em frasco estéril. Estabilidade: em meio A3, 3 horas refrigerada 2 a 8 ºC e 30 dias congelada (em gelo seco) em meio A3. Enviar a amostra congelada (gelo seco) à seção. Estabilidade da amostra Refrigerada: 3 horas em meio A3 Congelada em gelo seco: 30 dias OBS: A amostra em meio de transporte deve ser congelada diretamente a -70ºC ou colocada diretamente em gelo seco. NÃO congelar em freezer a -15ºC / -20ºC.

Método

- Isolamento de Mycoplasma spp e Ureaplasma urealyticum/ parvum em meios de cultura apropriados, e respectiva titulação (meios utilizados: U9, A7 e M42).

Valor de referência

- Cultura negativa ou presença de quantidades iguais ou inferiores a 10E2 UTC/ mL (Unidades Trocadoras de Cor por mL) no caso de isolamento de Mycoplasma hominis ou Ureaplasma urealyticum/ parvum.

Interpretação e comentários

- Trata-se de um exame específico para a detecção de Mycoplasma hominis e/ou Ureaplasma urealyticum/parvum, que é útil principalmente na avaliação diagnóstica das uretrites e vaginites. A análise pode também ser realizada em diversos materiais clínicos, tais como urina, esperma e secreção prostática, entre outros. - Os agentes Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum/parvum podem fazer parte da microbiota genital normal de homens e mulheres. Entretanto, quando presentes em quantidade elevada (igual ou superior a 10E3 UTC/mL), podem causar uretrites e/ou vaginites. O U. urealyticum/parvum está também associado a casos de infertilidade. Na cultura quantitativa, são considerados clinicamente significativos títulos iguais ou superiores a 10 E3 UTC/mL. - Em recém-nascidos, o U. urealyticum/parvum pode ser agente de pneumonia. Em materiais respiratórios das demais faixas etárias, porém, é possível pesquisar o M. pneumoniae por meio de sorologia ou de pesquisa do DNA, que são exames de maior sensibilidade.

Hospital

- Encaminhar o tubo com meio A3 refrigerado se dentro de 3 horas, ou em gelo seco para a Seção de Microbiologia em saco plástico apropriado. - Urina 1° jato: centrifugar 10 mL da urina em tubo cônico estéril, ou eventualmente volume menor, a 2200 g por 10 min, em centrífuga refrigerada(18°C), desprezar o sobrenadante e com o auxílio de pipeta plástica com bulbo estéril, semear 4 gotas do sedimento (0,1mL) no tubo A3. A semeadura do meio A3 deve ser feita conforme descrito abaixo: 1 - Introduzir a pipeta plástica com bulbo estéril na posição vertical no tubo cônico estéril; 2 - Aspirar a amostra e transferir 4 gotas para o meio A3. - Secreção prostática ou esperma com auxílio de pipeta plástica com bulbo estéril, semear 4 gotas da amostra (0,1mL) no tubo A3 e encaminhar congelada (em gelo seco) no saco plástico para a Seção de Microbiologia. - Secreção vaginal, endocervical, uretral, receber o tubo A3 da enfermagem já semeado e encaminhar congelada (em gelo seco) no saco plástico para a Seção de Microbiologia. - Plantão Noturno: idem. Manter o tubo A3 congelado (em gelo seco) e encaminhar para a Seção de Microbiologia.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822