Cultura, secreção de nasofaringe

Outros nomes:

CULTURA DE AEROBIOS EM SECRECAO DE NASOFARINGE

SECRECAO DE NASOFARINGE, CULTURA DE AEROBIOS

CULTURA DE SECREÇÃO DE NASOFARINGE

CULTURA PARA AERÓBIOS EM SECREÇÃO DE NASOFARINGE

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 2 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia. - Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado.

Método

- Cultura em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos.

Valor de referência

- Presença de microrganismos habitualmente não patogênicos, pertencentes à microbiota normal do local.

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil para a avaliação da microbiota local e para a detecção de microrganismos patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como Streptococcus pyogenes, Streptococcus beta-hemolíticos dos grupos C e G, S. pneumoniae, Arcanobacterium haemolyticum Corynebacterium pseudodiphtheriticum, H. influenzae, Moraxella catarrhalis e S. aureus, entre outros. - A cultura também favorece a detecção de portadores assintomáticos de alguns microrganismos, como S. aureus e Neisseria meningitidis (neste caso, com pedido médico específico), e de portadores de S. aureus resistentes à oxacilina (MRSA) em ambiente hospitalar. - O exame tem pouco valor para o diagnóstico de sinusites bacterianas, pois o agente etiológico da infecção pode não ser o predominante na microbiota da nasofaringe. Para o diagnóstico de infecção bacteriana nos casos de sinusite, recomenda-se realizar punção e aspiração do seio maxilar.

Hospitais

- Manter o swab a temperatura ambiente até encaminhar para a Microbiologia. - Encaminhar a temperatura ambiente em saco plástico apropriado. Plantão noturno: - Manter o swab em temperatura ambiente - Encaminhar para a Seção de Microbiologia em Temperatura ambiente - Se houver solicitação de Gram, receber 1 lâmina em frasco porta lâminas e encaminhar para a Seção de Microbiologia

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.