Manual de exames

Cultura, urina primeiro jato

Outros nomes: Cultura de urina primeiro jato, Cultura para aeróbios em urina de primeiro jato, Bacteriológico urina primeiro jato, Urinocultura primeiro jato, Urocultura primeiro jato, Urocultura após ejaculação ou masturbação

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 5 mL) em um tubo cônico estéril de tampa rosqueada AZUL
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C
- Enviar o tubo cônico com o sedimento refrigerado no saco plástico para a Seção de Microbiologia.
- OBS: NÃO semear urina de 1º jato em Uribac.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 1 hora;
Refrigerada (2-8 °C): 6 horas.

Método

- Cultura quantitativa em meios adequados para isolamento de diversos microrganismos, inclusive Neisseria gonorrhoeae. O exame inclui contagem de leucócitos e eritrócitos na urina, além de verificar a presença de bacteriúria.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico etiológico das infecções do trato urinário, mais especificamente do trato inferior (uretrites). Em algumas situações, principalmente em mulheres que apresentam quadro agudo de disúria, a cultura de urina de primeiro jato pode ser mais importante que a de urina de jato médio.
- A presença de determinados microrganismos, independentemente da quantidade, pode caracterizar um processo infeccioso e sempre deve ser valorizada. Outros agentes podem ser valorizados quando presentes em contagens superiores a 10.000 UFC/mL.
- É importante correlacionar o resultado da cultura com a presença de leucocitúria significativa. O exame dá especial atenção a alguns agentes causadores de uretrites, principalmente Neisseria gonorrhoeae, leveduras e Trichomonas spp, além de pesquisar outros microrganismos que provocam infecção urinária.
- Vale lembrar que infecções causadas por Chlamydia trachomatis, Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum/parvum não são investigadas neste exame, necessitando de solicitações específicas.
- Este método pode também ser realizado como substituto da cultura de secreção uretral nos indivíduos que apresentam quantidade insuficiente de secreção para a realização do exame.

Orientações necessárias

- A amostra deve ser colhida na unidade de atendimento devido à necessidade de o cliente receber orientação adequada para realizar o procedimento sem risco de contaminação da urina. A coleta em casa só pode ser realizada em situações especiais, mediante autorização do assessor médico do Fleury, após contato com o médico assistente.
- Em caso de uso anterior ou atual de antibióticos, o cliente tem de informar o nome do medicamento utilizado. É importante lembrar que a realização da cultura durante o tratamento com antimicrobiano pode gerar resultados falsamente negativos.

- Importante:
- O cliente precisa colher a primeira urina da manhã ou, então, qualquer outra amostra isolada de urina, desde que fique pelo menos duas horas sem urinar previamente.
- Caso a coleta se destine tanto ao exame de cultura quanto ao de urina tipo I, é necessário seguir as orientações para a realização da cultura de urina e recomendação que não pode ter feito uso de contraste radiológico nas 48hs antes que antecedem o exame.
- Em caso de haver ultrassom de abdome total ou pelve marcado no mesmo dia da coleta para cultura ou urina tipo I, o cliente precisa ficar quatro horas sem urinar antes do exame.

Para material colhido fora do Fleury
- É necessário obter, no mínimo, 5 mL de urina em frasco estéril de boca larga ou coletor universal estéril.
- O horário da coleta precisa ser anotado no frasco e o material deve ser entregue em até uma hora, se mantido em temperatura ambiente, ou em seis horas, se refrigerado.

Valor de referência

- Cultura Negativa ou dependendo do agente isolado, contagens inferiores a 10.000 UFC/mL (Unidades Formadores de Colônias/mL) podem ser significativas.

Hospitais

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 5 mL) em um tubo cônico estéril de tampa de rosca AZUL centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C.
- Enviar o tubo cônico com o sedimento refrigerado no saco plástico para a Seção de Microbiologia.

Plantão Noturno: Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 5 mL) em um tubo cônico estéril de tampa de rosca AZUL, centrifugar a 2200 g por 10 min a 18 °C
- Semear com alça descartável uma amostra do sedimento na placa de AS (agar sangue), HAE (agar Haemophilus) e outra na placa de TM (agar Thayer Martin) de forma quantitativa.
Colocar as placas de Thayer-Martin e ágar chocolate Haemophilus em jarra apropriada com um comprimido de sonrisal ( colocar dentro de um saco plástico uma folha de papel ou algodão levemente umedecido com agua e colocar o comprimido em cima e deixar a boca do saco plástico aberto sobre as placas) fechar o pote e enviar os meios e a lâmina em frasco porta lâminas, para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente.

- Conservar o sedimento processado refrigerado até enviar para a Seção de Microbiologia.

- Para enviar para a Seção de Microbiologia retirar as placas da jarra e colocar em saco plástico apropriado.
- Colocar as lâminas em frasco porta lâminas e colocar no mesmo saco plástico.
- Encaminhar a temperatura ambiente inclusive o restante do sedimento.

- Para enviar para a Seção de Microbiologia retirar as placas da jarra e colocar em saco plástico apropriado.
- Colocar as lâminas em frasco porta lâminas e colocar no mesmo saco plástico.
- Encaminhar a temperatura ambiente inclusive o restante do sedimento.


Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura