Curva Glicêmica, de 2 horas, plasma

Outros nomes:
CURVA GLICÊMICA DE 2 HORAS, COM INTERVALOS
DIABETES, CURVA GLICEMICA DE 2 HORAS, COM INTERVALOS
GTT DE 2 HORAS, COM INTERVALOS
TOLERÂNCIA A GLICOSE, TESTE DE (2 HORAS), COM INTERVALOS
CURVA GLICÊMICA EM 5 TEMPOS
CURVA GLICÊMICA CLÁSSICA
CURVA GLICÊMICA DE 2 HORAS
CURVA GLICÊMICA PARA GESTANTES
TESTE COM 75 G DE GLICOSE ORAL PARA CONFIRMAÇÃO DE DIABETES MELLITUS GESTACIONAL
ANIDRA
DEXTROSOL
TESTE ORAL DE GLICOSE SIMPLIFICADO PARA GESTANTES
TESTE SIMPLIFICADO PARA DIABETES GESTACIONAL
TESTE PARA TRIAGEM DE DIABETES GESTACIONAL
RASTREAMENTO DE DIABETES GESTACIONAL

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 a 14 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 17h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame O exame compreende dosagens seriadas de glicose após estímulo com 75 gramas de glicose por via oral. As dosagens incluem os tempos basal, 30, 60, 90 e 120 minutos ou conforme solicitação médica. Quando gestante deverão ser abertos os tempos basal, 60min e 120min. II - Critérios de realização - Exame não recomendado para clientes com diagnóstico confirmado de diabetes. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). Para crianças menores de 9 anos de idade que não consigam ficar esse período sem se alimentar, o tempo de jejum deve ser orientado pelo médico que solicitou o exame. III - Preparo - Manter dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar e doces) nas 72 horas que antecedem o exame. - Não fazer uso de laxante na véspera do exame. - Não fazer esforço físico antes do exame (no mesmo dia do exame). Atenção: - Se forem solicitadas mais de uma prova de absorção /ou sobrecarga / curva (glicose, lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarréia após a realização de qualquer uma delas, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarréico. - Caso o cliente apresente diarréia nos dois dias que antecedem o exame ou no mesmo dia de sua realização, a prova deve ser agendada para outra data. IV - Recomendações durante o teste - Havendo algum exame de urina para realizar na mesma ocasião, a coleta deve ser feita antes do início da curva glicêmica. - O cliente deve evitar andar e não pode fumar ao longo da prova. - A ingestão de qualquer tipo de alimento é proibida durante o exame.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir os horários e períodos de coleta; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Plasma: volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL.

Método

- Enzimático.

Valor de referência

- Vide Interpretação e comentários.

Interpretação e comentários

- A curva glicêmica, ou teste oral de tolerância à glicose, é considerada o padrão-ouro para diagnosticar o diabetes mellitus. Para essa finalidade, preconiza-se a administração de 75 g de glicose por via oral (ou 1,75 g/kg de peso em crianças) e as dosagens de glicose sérica em jejum e após 120 minutos da sobrecarga. Tanto um valor de glicemia entre 100 e 125 mg/dL, encontrado em jejum, quanto níveis entre 140 e 200 mg/dL, duas horas após a sobrecarga, evidenciam intolerância à glicose (pré-diabetes). Já uma glicemia superior ou igual a 200 mg/dL aos 120 minutos confirma o diagnóstico de diabetes mellitus. - A curva glicêmica também pode ser solicitada para a detecção de hipoglicemia após ingestão alimentar. Essa queda nas taxas de glicose pode ocorrer de 3 a 4 horas depois da alimentação, particularmente em pessoas que comem muito rapidamente e preferem refeições ricas em carboidratos. Além disso, costuma ser observada após o uso de álcool e em indivíduos com insulinoma ou com anticorpos antiinsulina. É possível detectar a hipoglicemia a partir dos 180 minutos. Considera-se o resultado significativo quando a glicemia se mostra inferior a 45 mg/dL. Entretanto, muitos indivíduos apresentam alguns sintomas dessa condição com glicose superior a 45 mg/dL, em geral mais decorrentes do grau de oscilação das taxas do que do valor absoluto. - A pedido médico, este exame pode ser realizado com dosagens intermediárias, feitas a cada 30 minutos, e ter duração total de até seis horas, assim como medidas concomitantes dos níveis de insulina (ver curva insulinêmica). Neste caso, como se tratam de testes não totalmente padronizados, a interpretação dos resultados deve ser feita pelo médico assistente com o auxílio dos dados clínicos.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822