Curva tensional diária, ambos os olhos

Outros nomes:

Curva tensional diária de ambos os olhos

Mini curva de PIO

CURVA TONOMETRICA DE AMBOS OS OLHOS

CURVA DE PRESSÃO OCULAR

Principais indicações

- Este exame consiste na medida da pressão ocular em diferentes horários no mesmo dia, com o objetivo de verificar variação de pressão ocular diurna. Está indicado em exames admissionais, check-up de empresas, na suspeita de glaucoma e no controle da variação diurna da pressão ocular com medicação antiglaucomatosa.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - A pressão ocular será medida em 4 horários diferentes e o cliente deverá comparecer ao Fleury nos horários pré-estabelecidos (às 8, 11, 14 e 17 horas). Para cada medida será necessária a permanência em sala durante 10 minutos. - Serão instilados colírios antes de cada medida de pressão ocular. - Não haverá dilatação de pupilas. - A cooperação do paciente influenciará no resultado e o exame pode ser impossível de ser realizado em crianças ou adultos pouco cooperativos. - O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19. II - Preparo - É necessário trazer solicitação médica, resultados de exames oftalmológicos já realizados, bem como informações sobre cirurgias oculares ou tratamentos pregressos e indicação de colírios e outras medicações em uso. - Não é necessário suspender medicamentos e colírios em uso. - Lentes de contato não deverão ser utilizadas na data do exame.

Método

- Tonometria de aplanação em 4 horários pré-estabelecidos, na mesma data (ao redor das 8, 11, 14 e 17 horas, de acordo com horário inicial do exame). Denomina-se método de minicurva tensional diária.

Valor de referência

- Sem o uso de medicação antiglaucomatosa, a pressão ocular entre 10 e 20 mmHg com variabilidade de 4 mmHg durante o período diurno podem ser considerados normais, dependendo da espessura da córnea (avaliada pela Paquimetria) que interfere com a interpretação do resultado. - Em uso de medicação antiglaucomatosa, o médico assistente deve indicar a pressão-alvo para o cliente.

Interpretação e comentários

- Sem medicação anti-glaucomatosa: uma ou várias medidas diurnas acima do limite de normalidade ou uma variabilidade excessiva podem fazer o diagnóstico de glaucoma; - Em uso de medicação anti-glaucomatosa: uma ou várias medidas diurnas acima do limite estabelecido pelo médico como pressão-alvo (dependente do dano glaucomatoso do nervo óptico) ou uma variabilidade excessiva podem fazer diagnóstico de escape de tratamento com necessidade de ajuste de medicação.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.