Manual de exames

Detecção de anticorpos neutralizantes, para SARS-CoV-2, soro

Outros nomes: Pesquisa de anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2 , Pesquisa de anticorpos neutralizantes contra SARS COV 2, Teste de neutralização para anticorpos anti SARS COV 2

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame.
Este exame pesquisa anticorpos neutralizantes contra a proteína S (Spike) de Sars-CoV-2, que podem ser produzido em reposta à infecção natural ou à imunização (vacina).
A produção de anticorpos pode ser detectada, geralmente, de 14 a 28 dias depois da infecção por Sars-CoV-2, e pelo menos 30 dias após a conclusão do esquema vacinal.
Pessoas que apresentaram sintomas leves ou não apresentaram sintomas, podem não desenvolver anticorpos neutralizantes contra Sars-CoV-2, de modo que é possível que este teste apresente resultado não reagente (negativo) ou indeterminado mesmo em pessoas com infecção previamente confirmada por PCR.
A correlação deste teste com a resposta vacinal não foi especificamente estabelecida, podendo ocorrer resultados negativos ou indeterminados em pessoas vacinadas.
Este teste é composto por uma etapa de triagem para anticorpos anti-Spike e uma etapa confirmatória da atividade neutralizante. Em amostras não reagentes (negativas) na etapa de triagem, não é realizada a etapa confirmatória."

Clientes vacinados para COVID-19, devem aguardar um prazo de 30 dias após a vacina independentemente da dose que recebeu (1°, 2°, 3° , 4...°), a menos que haja uma indicação específica do médico solicitante.

Processamento e adequação da amostra

"Amostra
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C;
- NÃO aliquotar
- Enviar à seção, temperatura ambiente
- Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL.
- Interferente: Hemólise

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 3 dias
Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias
Congelada (-20 ºC): 30 dias
"

Método

Eletroquimioluminescência + Ensaio imunoenzimático competitivo

Valor de referência

Não reagente: inferior a 20%
Indeterminado: 20% a 35%
Reagente: superior a 35%

Interpretação e comentários

"A infecção por Sars-CoV-2 induz produção de anticorpos contra diversos epítopos virais, em níveis variáveis de pessoa a pessoa, conforme o tempo decorrido desde a infecção e a gravidade do quadro clínico apresentado, entre outros fatores. Cerca de 90% dos indivíduos desenvolvem anticorpos em até 28 dias após a infecção. Pessoas que têm infecção assintomática ou com sintomas leves , mesmo confirmada por PCR, podem levar mais tempo para soroconverter, ou nem chegar a produzir anticorpos perceptíveis com as técnicas utilizadas.
Os anticorpos neutralizantes, isto é, com capacidade de impedir a progressão da infecção são principalmente aqueles voltados à porção RBD da proteína S (Spike), responsável pela ligação do vírus aos receptores celulares. Por se tratar de uma proteína complexa, podem haver anticorpos contra este antígeno sem atividade neutralizante.
Este teste é composto por uma etapa de triagem por eletroquimioluminescência, altamente sensível e específica para detecção de anticorpos anti-Spike (S= 97% e E=97%). Amostras reagentes nessa etapa são submetidas a um ensaio imunoenzimático comeptitivo que simula a ligação do vírus ao receptor celular (rACE), de modo que confirma a presença de anticorpos neutralizantes no soro analisado quando há evidência de bloqueio dessa ligação. O resultado deste método é expresso em porcentagem, que corresponde à proporção de neutralização que ocorreu com a amostra quando comparada ao controle negativo (sem atividade neutralizante). Essa estratégia aumenta a especificidade do teste, pois elimina na triagem as amostras que não contêm ac. anti-Spike, mas apresentam resultados limítrofes no teste imunoenzimático, que poderiam ser incorretamente interpretadas como positivas. Nas amostras de validação previamente caracterizadas para a presença de ac. anti-Spike, a concordância de resultados entre os métodos ECLIA e imunoenzimático se aproximou de 100%.
Embora seu mecanismo avalie a presença de neutralização, a utilidade deste teste para a avaliação da resposta vacinal ainda precisa ser melhor compreendida. Sendo assim, podem ocorrer resultados não reagentes (negativos) em pessoas previamente vacinadas.
"

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura