Detecção, de coliformes no leite humano, Vários Materiais

Outros nomes:

Pesquisa de coliformes no leite humano

Orientações necessárias

- Este exame é utilizado para avaliar a presença de coliformes em amostras de leite humano ordenhado, após pasteurização; portanto é aplicável apenas a bancos de leite humano.

Processamento e adequação da amostra

- Verificar o correto fechamento da tampa para não ocorrer vazamento da amostra. - Enviar ao setor de Microbiologia sob refrigeração (2 a 8ºC). Estabilidade: Temperatura ambiente: 1 hora Refrigerado (2ºC a 8ºC): 24 horas Congelado: não aceitável

Método

- Cultura em Caldo Lactose-Bile-Verde Brilhante

Valor de referência

- Ausência de coliformes

Interpretação e comentários

Um dos indicadores da qualidade do leite humano ordenhado é a ausência de coliformes. Como os coliformes têm a capacidade de produzir gás a partir da lactose na presença de inibidores como bile e verde brilhante, utiliza-se um meio de cultura com esses componentes para sua detecção em alimentos. Quatro mililitros da amostra de leite são semeados no meio de cultura e incubados por 48 horas. Quando há formação de gás a suspensão é repicada para um novo meio de cultura para confirmação do achado. A presença de coliformes indica que o leite materno está impróprio para consumo.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.