DNA, Anticorpos totais, soro

Outros nomes:
ANTI-DNA NATIVO
DNA DUPLA HÉLICE
DNA NATIVO, ANTICORPOS ANTI
DNA, ANTICORPOS ANTI, QUANTITATIVOS
DS DNA, ANTICORPOS ANTI
DUPLA HÉLICE, DNA ANTICORPOS
LÚPUS, ANTICORPOS ANTI-DNA
ANTI-DNA DOUBLE STRANDED OU SD-DNA OU SDDNA
ANTI DNA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser realizado em sangue, líquido sinovial ou líquido pleural, a critério médico. II - Para coleta no Fleury - É necessário marcar previamente o procedimento de coleta de líquido sinovial ou pleural. III - Material enviado - As amostras de líquido sinovial ou pleural colhidas fora do Fleury devem ser mantidas refrigeradas e entregues com volume de 1,0 mL.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar o tubo à seção, em temperatura ambiente; - Soro, líquido sinovial ou líquido pleural: volume ideal: 1,0 mL volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Triagem: metodologia imunoenzimática (ELISA) - Imunofluorescência indireta utilizando como substrato Crithidia luciliae.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- O exame tem utilidade no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), já que o auto-anticorpo anti-DNA é considerado o principal marcador da doença, uma vez que é detectado em aproximadamente 40% dos indivíduos não tratados. Juntamente com a detecção do anticorpo antinucleossomo, a dosagem do anti-DNA contribui para o monitoramento clínico dos pacientes, pois seus títulos acompanham o grau de atividade da doença. Em geral, os valores declinam com a introdução de terapêutica específica, razão pela qual o seguimento dos títulos pode ajudar o médico na avaliação da resposta do organismo à introdução do tratamento. A dosagem de anticorpos anti-DNA nativo ou de dupla hélice, associada à identificação de anticorpos antinucleossomo e da fração C2 do complemento, apresenta alto valor preditivo positivo da possibilidade de reativação do LES.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822