DNA, por Citometria de fluxo, bloco de parafina

Outros nomes:
CITOMETRIA DE DNA, MATERIAL INCLUIDO EM PARAFINA
DNA POR CITOMETRIA DE FLUXO, QUANTIF (BLOCO)
FRACAO PROLIFERACAO POR CITOMETRIA FLUXO, (BLOCO)
PLOIDIA POR CITOMETRIA FLUXO, DETERM (BLOCO)
DNA, POR CITOMETRIA DE FLUXO EM BLOCO DE PARAFINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- Esta análise é realizada em bloco de parafina. - O cliente deve apresentar cópia do resultado do exame anatomopatológico do material.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir identificação, material e cópia do resultado do anatomopatológico do material. - Enviar à CMF, em temperatura ambiente.

Método

- Coloração do DNA nuclear com fluorocromo iodeto de propídio e sua quantificação através da medida da intensidade de fluorescência pelo citômetro de fluxo. - É sempre realizado um controle histológico de representatividade da lesão em lâmina corada pela hematoxilina-eosina.

Valor de referência

- Índice de DNA igual a 1: diplóide - Índice de DNA diferente de 1: aneuplóide - Índice de DNA entre 1,8 e 2,2: tetraplóide

Interpretação e comentários

- A interpretação do histograma de DNA resulta em dois tipos de informação: ploidia e fração de proliferação celular. Os tumores podem ser classificados em diplóides ou aneuplóides, de acordo com o índice de DNA, e apresentar baixa, intermediária ou alta atividade proliferativa, com base na proporção de células na fase S. As amostras de tumores sólidos devem conter, no mínimo, 20% de células tumorais. Como regra geral, os tumores diplóides e com baixa fração de proliferação celular se associam a um comportamento biológico mais favorável, quando comparados com os multiplóides e com aqueles que possuem elevada atividade proliferativa. O significado prognóstico da ploidia ou da atividade proliferativa varia para cada tipo de neoplasia. O valor da fase S deve ser interpretado com cautela nos exames realizados em blocos de parafina, particularmente nas amostras com grande quantidade de debris celulares. - São interferentes, nesta análise, a má preservação das células, a baixa quantidade de células da amostra e a não-representatividade do tumor.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822