DNA, por Citometria de fluxo, Vários Materiais

Outros nomes:
CITOMETRIA DE DNA, MATERIAL A FRESCO
DNA INDEX
DNA POR CITOMETRIA FLUXO, QUANTIF (A FRESCO)
FRACAO PROLIFERACAO POR CITOMETRIA FLUXO,A FRESCO
PLOIDIA POR CITOMETRIA FLUXO, DETERM (A FRESCO)
DNA, POR CITOMETRIA DE FLUXO EM VÁRIOS MATERIAIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

I - Materiais - Este exame pode ser realizado nos seguintes materiais: sangue periférico, medula óssea, aspirado de linfonodo, liquor, líquido ascítico ou pleural e fragmentos de tecido em meio de cultura. O Fleury não faz esta análise em urina. II - Observações - Para coletas de medula óssea, linfonodo, liquor e líquido ascítico, pleural ou biópsias no Fleury, o cliente deve agendar o procedimento de coleta com antecedência. - Materiais colhidos fora do Fleury devem ser entregues até 12 horas após a coleta, de segunda a sexta-feira, até as 18 horas.

Processamento e adequação da amostra

- Quando o material for sangue ou medula óssea, deve ser encaminhado em temperatura ambiente . - As lâminas (imprint) deverão ser transportadas em temperatura ambiente.

Método

- Coloração com iodeto de propídio e análise por Citometria de Fluxo.

Valor de referência

- Ploidia DNA diploide - Índice de DNA: 0.95-1.05

Interpretação e comentários

- A interpretação do histograma de DNA resulta em dois tipos de informação: ploidia e fração de proliferação celular. Os tumores podem ser classificados em diplóides ou aneuplóides, de acordo com o índice de DNA, e apresentar baixa, intermediária ou alta atividade proliferativa, com base na proporção de células na fase S. As amostras de tumores sólidos devem conter, no mínimo, 20% de células tumorais. Já as amostras com background, agregados e debris (BAD) acima de 20% devem ser consideradas inadequadas. Como regra geral, os tumores diplóides e com baixa fração de proliferação celular se associam a um comportamento biológico favorável, quando comparados com os tumores aneuplóides, tetraplóides ou multiplóides e também com aqueles que possuem elevada atividade proliferativa. O significado prognóstico da ploidia ou da atividade proliferativa varia para cada tipo de neoplasia. Nas leucemias linfoblásticas agudas da infância, a hiperdiploidia com índice de DNA maior que 1,16 e inferior a 1,60 é um fator prognóstico independente de evolução favorável.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822