Dosagem sérica de Bussulfan, plasma

Outros nomes:

BUSSULFANO, DOSAGEM, PLASMA

CURVA DE BUSSULFANO, DOSAGEM, PLASMA

BUSULFAN, DOSAGEM, PLASMA

BUSSULFANO, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE

BUSULVEX® (BUSULFAN), DOSAGEM, PLASMA

Dosagem de condicionamento de bussulfano em adultos

Dosagem de condicionamento de bussulfano em adultos por espectrometria de massas

Orientações necessárias

- Este exame é destinado à dosagem plasmática de condicionamento de bussulfano em adultos e consiste na coleta de 9 amostras ao longo do tempo (""time points""). -Liberação da concentração do bussulfano no plasma ao longo do tempo de monitorização. Não é realizado o cálculo farmacocinético para o ajuste da dose. - Este teste é realizado apenas para pacientes internados. O hospital é responsável pelo fornecimento e administração do medicamento conforme solicitação médica. - Administração realizada apenas por via endovenosa uma vez ao dia. - Este teste obrigatoriamente necessita de agendamento prévio com no mínimo de 72 horas de antecedência, sendo necessário a equipe do transplante comunicar a Distribuição do hospital. - A Distribuição do hospital deve encaminhar manifestação IMEDIATAMENTE à seção CROM e comunicar via e-mail ([email protected]) o agendamento da coleta, informando dia e hora do procedimento de infusão. Material enviado: - Material ENVIADO é recebido de 2ª a 6ª feira até às 12 horas. - A coleta da primeira amostra (basal) deve ser iniciada no máximo até às 21h. A última amostra deve ser enviada no máximo até às 6h para a Distriuição do hospital. - Os 9 tubos coletados devem ser enviados JUNTOS e congelados em uma caixa segregada com etiqueta escrita URGENTE. - O material deve ser entregue à seção de CROM imediatamente após o recebimento e deve estar congelado.

Processamento e adequação da amostra

Receber a amostra imediatamente após a coleta, envolta em gelo reciclável (importante: a amostra não deve entrar em contato direto com o GELOX). O bussulfano degrada rapidamente a temperatura ambiente. A amostra deve ser centrifugada IMEDIATAMENTE após a coleta à 4 °C, 15 minutos em 2200g (caso não seja possível, o tubo deve ficar em banho de gelo por no máximo 2 horas). - Aliquotar 1,0 mL de plasma em tubo de alíquota padrão; - Congelar imediatamente a -20 °C; - Volume mínimo: 0,25 mL; - Enviar à seção congelado. Obs.: Cada tempo de coleta (“time-point”) deve ser centrifugado após a coleta. Para envio à seção CROM a Distribuição deve aguardar o recebimento de todos os tempos. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: Não aceitável Refrigerada (2-8 °C): Não aceitável Congelada (-20 °C): 7 dias

Método

Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem.

Valor de referência

A dosagem plasmática de bussulfano não possui valor de referência pré-determinado. O cálculo da dose terapêutica é realizado avaliando-se as concentrações obtidas em cada tempo de coleta (“time-point”) e estimando-se a área sob a curva (ASC) obtida. O cálculo da ASC, bem como a dose terapêutica alvo, é realizado pela equipe assistencial. A metodologia validada e aprovada libera o resultado da concentração de bussulfano em cada tempo de coleta (“time-point”).

Interpretação e comentários

O bussulfano (busulfan) é um agente quimioterápico alquilante de peso molecular 246 g/mol, utilizado no condicionamento (preparação) do transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH), em geral associado a outros fármacos. Seu mecanismo de ação se dá através da adição de grupos alquila aos ácidos nucleicos, impedindo a sua replicação. Apresenta metabolismo predominantemente realizado através da conjugação com a glutationa, cujo complexo sofre oxidação no fígado, e possui excreção renal. A dosagem plasmática é necessária pois o efeito terapêutico está relacionado com a farmacocinética, que pode variar significativamente entre os indivíduos. Concentrações baixas estão relacionadas com falha na enxertia e recaída e concentrações elevadas estão associadas com efeitos tóxicos, em especial doença veno-oclusiva hepática (VOD). A forma de avaliação da farmacocinética utilizada é a da área sob a curva da concentração plasmática obtida versus a curva de tempo. O bussulfano possui apresentações oral e intravenosa. Atualmente tem-se preferido a apresentação intravenosa pois, apesar do custo mais elevado, não apresenta maiores problemas com administrações das doses, muito frequentes na apresentação oral. Quando administrado por via oral, é necessária a ingestão de grande quantidade de comprimidos e há associação com vômitos frequentes, o que pode tornar errática a absorção da droga pelo sistema digestório. A dosagem plasmática de bussulfano é realizada após a sua administração, sendo realizadas coletas seriadas da droga em diversos tempos (“time-points”). De posse da concentração da droga em cada um desses tempos é possível o cálculo da área sob a curva (ASC) da droga, que é um parâmetro associado a sua farmacocinética. Uma vez de posse desta ASC inicial, é possível realizar ajustes na dosagem da droga para a dose subsequente. Em algumas situações pode ser realizada também uma dose denominada “pré-teste”, com o objetivo de prever a farmacocinética da droga. Esta é uma dose menor que a utilizada durante o condicionamento, e é administrada com dias de antecedência. Para apresentação intravenosa, a dose pré-teste é utilizada habitualmente apenas para adultos.

Doses e intervalos

Administração por via endovenosa adultos (acima de 17 anos), tempos de coleta durante condicionamento: 1. Basal (imediatamente antes da administração do bussulfano) 2. 30 minutos após o início da infusão 3. 60 minutos após o início da infusão 4. 120 minutos após o início da infusão 5. 180 minutos após o início da infusão 6. 240 minutos após o início da infusão 7. 300 minutos após o início da infusão 8. 360 minutos após o início da infusão 9. 480 minutos após o início da infusão Obs.: A administração de bussulfano ocorre nas primeiras 3 horas de monitoramento.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.