Eculizumabe Soliris 300mg, medicamento e aplicação, endovenoso

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento eculizumabe deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia do antebraço) em adultos exclusivamente em bomba de infusão. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum. A administração de eculizumabe é realizada somente após entrevista médica -No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte. -Esse medicamento só pode ser administrado após administração de vacina para meningococo, até duas semanas antes da administração da primeira dose ou se faz uso de antibióticos para se reduzir o risco de infecção meningocócica, se a vacina para meningococo foi administrada até 2 semanas antes da administração do eculizumabe. -Esse medicamento não deve ser administrado, caso você apresente ou tenha suspeita de processo infeccioso ou se você tomou vacina com agentes vivos atenuados. -Deve-se evitar o uso do eculizumabe durante a gestação e a amamentação. Comunique seu médico sobre a administração do eculizumabe, caso necessite fazer tratamento para fertilização. -A dose do eculizumabe deve ser ajustada se você tiver menos de 40Kg de peso, verifique com seu médico. -Não há restrição de uso para diabéticos. -Evitar o uso deste medicamento em caso de história de reação alérgica ao mesmo

Doses e intervalos

-Adultos com hemoglobinúria paroxística noturna: A administração de eculizumabe IV para adultos (> 18 anos e/ou >40Kg) é dividida em duas fases: inicial e de manutenção. Na fase inicial, o paciente recebe semanalmente 600mg do eculizumabe por via IV, durante 25 a 45 minutos, até um total de 4 semanas. Na fase de manutenção, o eculizumabe IV deve ser administrado na dose de 900mg em 25 a 40 minutos, 1 semana após a 4ª infusão e depois a cada 2 semanas, por longo prazo. -Síndrome hemolítico-urêmica atípica: Na fase inicial, o paciente recebe semanalmente 900mg do eculizumabe por via IV, durante 25 a 45 minutos, até um total de 4 semanas em adultos. Na fase de manutenção, o eculizumabe IV deve ser administrado na dose de 1200mg em 25 a 40 minutos, 1 semana após a 4ª infusão e depois a cada 2 semanas, por longo prazo. - Peso corporal < 40Kg em indivíduos com <18 anos: O regime de dose de eculizumabe IV é diferenciado para indivíduos com < 18 anos de idade e segue o peso corporal: - Peso corporal de 30 a 40Kg: fase inicial com 600mg IV por semana por 2 semanas, 900mg na semana 3 e depois 900mg a cada duas semanas. - Peso corporal de 20 a 30Kg: fase inicial com 600mg IV por semana por 2 semanas, 600mg na semana 3; 600mg a cada duas semanas. - Peso corporal de 10 a 20Kg: fase inicial com 600mg IV, seguido por 300mg na semana 2 e depois 300mg IV a cada duas semanas em diante. - Peso corporal de 5 a 10Kg: fase inicial com 300mg IV, seguido por 300mg na semana 2 e depois 300mg a cada 3 semanas em diante.

Efeitos adversos

- A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara durante a infusão de eculizumabe IV. - As seguintes formas de infecção grave podem ocorrer com o uso do eculizumabe IV: sepse meinigocócica, infecções fúngicas, artrite séptica bacteriana, infecções respiratórias, do trato urinário e infecções de pele, especialmente o herpes simples. - Alterações hematológicas: plaquetopenia e anemia podem ser observadas com o uso do eculizumabe IV. - Artralgias e mialgias, sensação de gripe, febre e fadiga. - Cefaleia - Alteração da percepção de sabores: disgeusia.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o eculizumabe - Eculizumab é um anticorpo monoclonal humano contra a fração C5 do complemento, que evita a sua clivagem em C5a e C5b, prevenindo a ativação da fração terminal do complemento, ou seja, o complexo de ataque à membrana e evitando o desenvolvimento de hemólise intravascular. II - Indicações do eculizumabe As indicações, em bula, para uso do eculizumabe IV são a hemoglobinúria paroxística noturna e a síndrome hemolítico-urêmica atípica, não relacionada à infecção pela Escherichia coli com produção da toxina Shiga. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Farmácia

Preparo: Toda a preparação do medicamento Eculizumabe IV deve ser realizada em condições assépticas. Materiais - Luvas estéreis/Luvas de procedimento - Equipo bomba - Álcool a 70% - Gaze estéril - Seringa 20 ml - Agulha 40x12 - Recipiente de 100 ml SF 0,9% ou SF 0,45 % ou glicosado a 5%. - 1 Frasco de Eculizumabe 300 mg Reconstituição: Diluente: solução pronta. Estabilidade após aberto: Uso imediato Volume por ampola: Frasco ampola com 300 mg / 30 ml Concentração no frasco: 10 mg/ml Diluição: Diluente: Soro fisiológico 0,9%; Cloreto de sódio 4,5 mg/ml (0,45%); Sol de glicose a 5% em água. Volume: O volume final de uma solução diluída de 5 mg/ml é de 60 ml. Estabilidade após diluição: Uso imediato ou 24h refrigerado de 2 a 8 graus. PVC compatível, soro glicosado: compatível Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, proteger da luz até o momento do uso. Via de Administração: IV Potencial emético: baixo Tempo de infusão: 45 min Preparo: 1. Prepare o SF 100 ml com equipo bomba preenchido com o próprio soro e despreze a quantidade de soro necessário para manter a concentração final de 5mg/ml da diluição. Deixar 30 ml de soro na bolsa. 2. Aspirar 30 ml do medicamento do 1 frasco e insira na bolsa contendo os 30 ml de soro previamente montado. 3. Agite suavemente para misturar, observe que o volume final fica em 60ml. Orientações Gerais: " Conservar o produto refrigerado (2 a 8 graus) na sua embalagem original. " O frasco fechado pode ficar por um período de até 3 dias em temperatura ambiente. " Após aberto, desprezar toda a sobra remanescente. " A solução deve ser transparente e incolor " Não congelar a solução reconstituída ou diluída.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822