Eletrocardiograma, de repouso

Outros nomes:

Eletrocardiograma clássico

Eletrocardiograma com D2 longo

Eletrocardiograma convencional

Eletrocardiograma de repouso

Eletrocardiograma em repouso

Eletrocardiograma pré operatório

Eletrocardiografia em repouso

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma de 12 derivações

Eletrocardiograma com laudo

ECG com laudo

Orientações necessárias

I- Critério de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. II - Preparo - Adultos, não há necessidade de preparo. Apenas se recomenda que o cliente vista roupas confortáveis, que possam ser abertas na região do tórax. - Crianças: o procedimento padrão é sempre realizar o exame sem sedação. Caso as tentativas sejam esgotadas sem sucesso, acionar a coordenação de enfermagem e/ou médico do atendimento da unidade para orientação do responsável pela criança. - Em casos de crianças agitadas (não colaborativas), em que não se consiga um traçado de qualidade satisfatória, o exame não poderá ser realizado. Portadores de Marcapasso: Trazer cópia da carteirinha do marcapasso contendo as informações do equipamento. III - Cuidados após o exame - O cliente deve evitar a luz solar na pele do tórax pelo período de 48 horas. IV - Observação - Este exame só necessita de agendamento quando for realizado em domicílio. V - Duração do exame - O eletrocardiograma de repouso tem duração aproximada de 10 a 15 minutos.

Método

1) É um exame que registra em gráficos, a atividade elétrica do coração captada através da colocação de eletrodos no tórax, braços e pernas do cliente. 2) É realizado desengorduramento prévio da pele com álcool e, em situações especiais (como excesso de pelo), será acrescido gel condutor. Eventualmente, após esta limpeza, o cliente poderá sentir ligeiro ardor ou prurido no local. 3) Em crianças o exame é realizado sem sedação. 4) Duração aproximada do exame 10 a 15 minutos. 5) Não há necessidade de agendamento. 6) O resultado do exame deverá ser correlacionado com dados clínicos do cliente pelo médico solicitante.

Valor de referência

- O resultado será acompanhado de um laudo descritivo.

Interpretação e comentários

- Este é o primeiro exame a ser solicitado dentro da avaliação cardiológica convencional. Está indicado no diagnóstico e no acompanhamento evolutivo de todas as formas de doença do coração, sendo realizado também em pessoas saudáveis, como parte de exames preventivos e periciais e de avaliação pré-operatória. Alguns dos aspectos morfológicos eletrocardiográficos abordados na conclusão do relatório não implicam necessariamente doença cardiovascular, podendo representar padrões variantes da normalidade. - A interpretação dos resultados deve ser feita à luz dos dados clínicos, mas segue as III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográfico Arquivo Brasileiro Cardiologia

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.