Outros nomes: Duodenoscopia, EDA, EE duodenoscopia EG duodenoscopia, EGD C/REFLUXO GASTRO ESOFAGICO E HERNIA DE HIATO, EGD com teste urease, EGD peroral, Endoscopia digestiva alta , Esôfagogastroduodenoscopia, Fibroesôfagoduodenoscopia, Fibrogastroscopia, Gastrofibroscopia, Gastroscopia, PAN endoscopia, Videoendoscopia digestiva alta, Endoscopia per oral, Endoscopia do esôfago, estômago e duodeno, EGD com teste rápido de urease, EGD com pesquisa de H pylori, EGD com pesquisa de helicobacter pylori, Endoscopia digestiva alta com pesquisa de H pylori, Endoscopia digestiva alta com pesquisa de helicobacter pylori, ENDOSCOPIA COM CROMOSCOPIA ÓPTICA, ENDOSCOPIA COM CROMOSCOPIA ELETRÔNICA
INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME
A endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito preferencialmente sob sedação. A recuperação é breve, sendo necessário repouso em observação entre 20 e 30 minutos.
A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia.
O exame em ambiente ambulatorial, ou seja, fora do hospital, se propõe a pacientes em boas condições de saúde.
O exame pode ser realizado em mulheres que estejam amamentando. A orientação em relação a primeira mamada será fornecida pelo anestesiologista de acordo com a medicação utilizada na sedação/anestesia
- Se solicitado com anestesia, seguir também os preparos da anestesia.
- Durante o exame é necessário o uso do bocal e existe a possibilidade de trauma dentário durante o procedimento, especialmente em dentes previamente fragilizados.
CONTRAINDICAÇÕES A REALIZAÇÃO DO EXAME NO FLEURY
O exame NÃO poderá ser realizado no Fleury nas seguintes situações:
a) Pacientes com IMC* maior de 40. Em tais casos, para a segurança do paciente, a recomendação médica é realizar o exame em ambiente hospitalar;
b) Menores de 2 anos;
c) Pacientes com uso de contraste por via oral (ex: trânsito intestinal) nos últimos cinco dias;
d) Pacientes em hemodiálise, gestantes e alérgicos a látex;
e) Portadores de doenças sistêmicas descompensadas, ou condições consideradas de risco pela equipe médica (pacientes com insuficiência cardíaca, renal ou pulmonar, uso de oxigênio domiciliar, entre outras);
f) Usuários de CDI (cardiodesfibrilador implantável) ou oxigênio domiciliar;
g) Portadores de tetraplegia, paraplegia ou pacientes com limitação para caminhar recomenda-se a realização do exame em ambiente hospitalar;
h) Não realizamos em pacientes portadores de balão gástrico i) pacientes contactantes, sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19. Quadros leves e moderados pós COVID-19 mesmo que recuperados, assintomáticos e estáveis clinicamente é necessário aguardar 15 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
Quadros graves (hospitalização) pós COVID-19 é necessário aguardar 30 dias após resolução dos sintomas para a realização do exame.
*Para obter o valor do IMC, basta dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (m).
- Quando necessário, a endoscopia inclui a realização de biópsia, tratamento de sangramento e ressecção de pólipos por polipectomia ou mucosectomia, e o material colhido segue para análise anatomopatológica,
- A pesquisa de Helicobacter pylori pelo método da urease faz parte da endoscopia.
- Caso o paciente tenha laudos de endoscopias anteriores realizadas em outros serviços, recomenda-se que os traga.
ACOMPANHANTE
- O exame só pode ser realizado mediante a presença de um acompanhante adulto, maior de 18 anos e capaz, que deve estar presente no setor durante toda a permanência do paciente no Fleury. Esta é uma condição indispensável.
- Clientes com menos de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor).
MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS COM CONCORDÂNCIA DO SEU MÉDICO. A não suspensão implica em cancelamento do exame.
Alguns medicamentos precisam ser suspensos antes do exame conforme abaixo, sempre com a concordância do seu médico.
- Anticoagulante/antiagregantes: podem trazer risco de sangramento.
OUTROS MEDICAMENTOS A SEREM SUSPENSOS
Alguns medicamentos obrigatóriamente devem ser suspensos antes do exame conforme abaixo:
- Antidiabéticos injetáveis: podem dificultar o esvaziamento gastrointestinal, impedindo o estudo da mucosa do estômago pela presença de resíduos alimentares. Neste caso, o exame é suspenso para evitar a broncoaspiração.
O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®) não precisa ser suspenso.
Confira a lista abaixo:
Suspender 21 dias antes:
Semaglutida (Ozempic®, Rybelsus® - via oral, Wegovy® e outros)
Dulaglutida (Trulicity®)
Tirzepatida (Mounjaro®)
Suspender 7 dias antes:
Varfarina (Marevan®, Coumadin®)
Clopidogrel (Plavix®, Plagrel®, Iscover®)
Prasugrel (Effient®)
Ticlopidina (Ticlid®)
Ticagrelor (Brilinta®)
Suspender 48 horas antes:
Reposição de ferro via oral (não há necessidade de suspenção da reposição via injetável).
Orlistate (Xenical®)
Dabigatrana (Pradaxa®)
Rivaroxabana (Xarelto®)
Apixabana (Eliquis®)
Edoxabana (Lixiana®)
Liraglutida (Victoza®, Saxenda®, Xutolphy® e outros)
Dapagliflozina (Forxiga® e Xigduo®)
Empaglioflozina (Jardiance®)
Suspender 24 horas antes:
Enoxaparina (Clexane®)
MARCA-PASSO
Usuários de marca-passo devem consultar um cardiologista antes do exame caso haja alguma programação terapêutica, como por exemplo retirada de lesões e aplicação de argônio. Neste caso, é obrigatório que o cliente apresente um relatório médico do Cardiologista informando se é necessário ou não reprogramar o aparelho.
Em endoscopias de rotina não é necessário o relatório.
Para usuários portadores de CDI (cardiodesfibrilador implantável), o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar.
DIETA E PREPARO
Na véspera do exame, deve-se fazer uma dieta leve, evitando comidas gordurosas (pizzas, por exemplo) em grandes quantidades.
Para endoscopias agendadas para o período da manhã, o jantar, na véspera, deve ser antes das 20h e o (a) paciente deve permanecer em jejum a partir de então. Só é permitida a ingesta de água até 2h antes do horário agendado.
Para endoscopias agendadas para o período da tarde, o jantar na véspera deve ser antes das 20h. No dia do exame, o paciente poderá tomar um café da manhã restrito (três torradas ou biscoitos cream cracker, suco, chás ou café, sem derivados de leite), até 8h (oito horas) antes do horário do agendamento, mantendo jejum até o exame. A ingesta de água é permitida até 2h antes, sendo importante a hidratação dentro do período permitido.
Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas nas 24 horas que antecedem o exame.
Se o exame de endoscopia digestiva alta for realizado junto com a colonoscopia, deve-se seguir somente as orientações de preparo da colonoscopia.
Pacientes que necessitam realizar a cultura com antibiograma do Helicobacter Pylori (WPYLORI), deverão marcar o procedimento após quatro semanas de suspensão dos antibióticos e duas semanas de suspensão de bebida alcoólica e medicamentos antagonistas dos receptores H2/inibidores de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, esomeprazol e outros). CUIDADOS PÓS EXAME
Deixar o Fleury acompanhado.
- Após a alta, pode-se ingerir alimentos leves e mornos.
No restante do dia:
a. não dirigir automóvel ou outros veículos.
b. não ingerir bebidas alcoólicas
c. evitar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
d. manter repouso e dieta leve
Quando são realizadas biópsias, pode ser notado um leve desconforto, que habitualmente é passageiro.
Em caso de haver qualquer outro sintoma, deve-se entrar em contato com o Fleury.
Informações adicionais
Quando realizada em condições insatisfatórias, devido a preparo inadequado, a endoscopia é cobrada normalmente e apresenta, como resultado, um laudo, informando que uma parte dos segmentos de interesse não pôde ser estudada por conta da presença de resíduos.
Caso haja necessidade da realização de biópsias ou ressecção de pólipos, cauterização de hemorragias ou colocação de clipes, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão diferente que for biopsiada e de cada pólipo retirado, bem como do procedimento de retirada dos pólipos (polipectomia ou mucosectomia) e procedimento de tratamento de sangramento (hemostasia), se necessário. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento. Dessa forma, recomendamos que antes de iniciar o exame, o cliente se informe na recepção, sobre os valores de tais procedimentos e cobertura pelo plano de saúde.
- Exame realizado sob sedação endovenosa.
- Havendo cooperação, o exame poderá ser realizado sem sedação endovenosa (neste caso, poderá vir sozinho e dirigir após o exame).
- Exame realizado com videoendoscópio digital flexível, com documentação fotográfica.
- Este exame é realizado com a finalidade de avaliar o esôfago, o estômago e o duodeno. A avaliação consiste em detectar as alterações existentes nesses órgãos, sendo útil até mesmo para a prevenção do câncer, pela possibilidade do seu diagnóstico precoce. Quando necessário, realiza-se biópsia para exame anatomopatológico, assim como pequenas intervenções terapêuticas, como a ressecção de pólipos (polipectomia).
"A endoscopia digestiva alta é utilizada como exame complementar na investigação de sintomas digestivos (regurgitação e refluxo, dispepsia, náuseas, dores abdominais, por exemplo) ou em condições onde seja necessário avaliar a integridade do esôfago, estômago e o duodeno.
Quando necessário, poderão ser realizadas biópsias e/ou ressecção de pólipos, sendo o material colhido encaminhado para análise anatomopatológica. Faz parte ainda da endoscopia, a pesquisa de Helicobacter pylori, pelo método da urease, não sendo essa cobrada à parte.
É recomendado apresentar exames anteriores de endoscopia, se houver.
"
- Esôfago, estômago e duodeno.