Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento erenumabe (Pasurta®) deve ser administrado por via subcutânea (SC, abaixo da pele) em adultos a partir dos 18 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da administração da medicação.
A administração de erenumabe é realizada somente após entrevista médica
-.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
I - Informações sobre erenumabe
- Erenumabe é um anticorpo monoclonal humano contra o receptor de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) sem atividade farmacológica significativa nos receptores de adrenomedulina, calcitonina e amilina e não possui atividade agonista no receptor de CGRP. O CGRP é um neuropeptídeo que modula a sinalização nociceptiva e um vasodilatador associado à fisiopatologia da enxaqueca. Diferente de outros neuropeptídeos, os níveis de CGRP apresentaram aumento significativo durante as crises de enxaqueca e voltaram ao normal com alívio da dor. A infusão intravenosa de CGRP induz a dor de cabeça semelhante à enxaqueca, sugerindo que o CGRP pode desempenhar um papel causal na enxaqueca. O receptor de CGRP está localizado em locais que são relevantes para a fisiopatologia da enxaqueca. Erenumabe compete de forma potente e específica com a ligação do CGRP ao seu receptor e inibe a função do mesmo.
II - Indicações do erenumabe
O erenumabe é indicado como profilaxia de crises de enxaqueca em pacientes que apresentam pelo menos 4 dias de enxaqueca (migrânea) por mês. O uso de erenumabe leva à redução na frequência das crises de enxaqueca (migrânea) e seu impacto na qualidade de vida do paciente.
A dose de 140mg de erenumabe deve ser administrada uma vez por mês por via subcutânea.
As reações adversas mais comumente (1,8-4,5%) observadas com o uso de erenumabe foram: reações no local da administração do medicamento, constipação intestinal, prurido cutâneo e espasmos musculares. Reações anafiláticas são raras com uso de erenumabe. Anticorpos anti-erenumabe são observados em 2,6% dos pacientes que utilizam a dose de 140mg SC.
O erenumabe deve ser evitado, por não ter sido adequadamente avaliado em populações pediátricas (< 18 anos), em idosos (> 65 anos), em gestantes e em lactantes. Apesar de ser classificado como medicamento categoria B para gestação e de não se observar erenumabe no leite humano, esse medicamento só deve prescrito para gestantes e lactantes sob indicação médica.
Preparação da medicação:
Reconstituição:
Diluente: não se aplica - seringa preenchida
Estabilidade após aberto: Uso imediato
Concentração no frasco: 70mg/1ml.
Diluição: Não se aplica
Estabilidade: Não se aplica. Medicamento pronto para aplicação única. Descartar eventuais sobras.
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: sim, manter na embalagem original até o momento do uso.
Via de Administração: SC
Potencial emético: baixo
Preparo:
Dispensa qualquer preparo na farmácia. Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, retirar da geladeira entre 15 e 30minutos antes da administração (para minimizar dores no paciente durante administração), etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem.
Passos
1. Seguir passos para administração subcutânea.
Tempo de Administração: SC
Orientações Gerais:
- Uso exclusivamente SC.
- Esse medicamento mantem sua estabilidade em temperatura ambiente controlada (até 30ºC) por até 14 dias.