ERENUMABE Pasurta 70mg, medicamento e aplicação, Subcutâneo

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento erenumabe (Pasurta®) deve ser administrado por via subcutânea (SC, abaixo da pele) em adultos a partir dos 18 anos de idade. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da administração da medicação. A administração de erenumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre erenumabe - Erenumabe é um anticorpo monoclonal humano contra o receptor de peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) sem atividade farmacológica significativa nos receptores de adrenomedulina, calcitonina e amilina e não possui atividade agonista no receptor de CGRP. O CGRP é um neuropeptídeo que modula a sinalização nociceptiva e um vasodilatador associado à fisiopatologia da enxaqueca. Diferente de outros neuropeptídeos, os níveis de CGRP apresentaram aumento significativo durante as crises de enxaqueca e voltaram ao normal com alívio da dor. A infusão intravenosa de CGRP induz a dor de cabeça semelhante à enxaqueca, sugerindo que o CGRP pode desempenhar um papel causal na enxaqueca. O receptor de CGRP está localizado em locais que são relevantes para a fisiopatologia da enxaqueca. Erenumabe compete de forma potente e específica com a ligação do CGRP ao seu receptor e inibe a função do mesmo. II - Indicações do erenumabe O erenumabe é indicado como profilaxia de crises de enxaqueca em pacientes que apresentam pelo menos 4 dias de enxaqueca (migrânea) por mês. O uso de erenumabe leva à redução na frequência das crises de enxaqueca (migrânea) e seu impacto na qualidade de vida do paciente.

Doses e intervalos

A dose de 70mg de erenumabe deve ser administrada uma vez por mês por via subcutânea.

Efeitos adversos

As reações adversas mais comumente (1,8-4,5%) observadas com o uso de erenumabe foram: reações no local da administração do medicamento, constipação intestinal, prurido cutâneo e espasmos musculares. Reações anafiláticas são raras com uso de erenumabe. Anticorpos anti-erenumabe são observados em 6,3% dos pacientes que utilizam a dose de 70mg SC. O erenumabe deve ser evitado, por não ter sido adequadamente avaliado em populações pediátricas (< 18 anos), em idosos (> 65 anos), em gestantes e em lactantes. Apesar de ser classificado como medicamento categoria B para gestação e de não se observar erenumabe no leite humano, esse medicamento só deve prescrito para gestantes e lactantes sob indicação médica. Preparação da medicação: Reconstituição: Diluente: não se aplica - seringa preenchida Estabilidade após aberto: Uso imediato Concentração no frasco: 70mg/1ml. Diluição: Não se aplica Estabilidade: Não se aplica. Medicamento pronto para aplicação única. Descartar eventuais sobras. Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, manter na embalagem original até o momento do uso. Via de Administração: SC Potencial emético: baixo Preparo: Dispensa qualquer preparo na farmácia. Após realizar os procedimentos de rastreabilidade e registro de dispensação, retirar da geladeira entre 15 e 30minutos antes da administração (para minimizar dores no paciente durante administração), etiquetar e enviar para a equipe de enfermagem. Passos 1. Seguir passos para administração subcutânea. Tempo de Administração: SC Orientações Gerais: - Uso exclusivamente SC. - Esse medicamento mantem sua estabilidade em temperatura ambiente controlada (até 30ºC) por até 14 dias.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.