Outros nomes: Alcoolemia, Pesquisa e dosagem no sangue álcool etílico, Pesquisa e dosagem no sangue etanol
Este exame não se destina à finalidade forense.
O cliente deve informar os tipos de produtos químicos aos quais esteve exposto nos últimos sete dias.
Encaminhar à Distribuição refrigerado em embalagem REF padronizada
Não processar.
Não abrir o tubo após a coleta.
Enviar o material refrigerado à seção, no próprio tubo de coleta.
Estabilidade da amostra:
temperatura ambiente: não aceitável;
refrigerada (4-8ºC): 20 dias
congelada (-20ºC): não aceitável;.
- Cromatografia Gasosa
Negativo.
Nota: Valores abaixo de 10 mg/dL são considerados negativos. Os sinais e sintomas de intoxicação pelo etanol podem variar, pois são dependentes da suscetibilidade de cada indivíduo.
A dosagem de etanol é útil para determinar exposição ao álcool e permite diagnosticar o estado de embriaguez. Os efeitos do álcool etílico dependem de sua concentração sanguínea, variando de euforia e diminuição da inibição (geralmente até 50 mg/dL ou 0,5 g/L), desorientação (entre 100 e 300 mg/dL ou 1,0 e 3,0 g/L) e coma e morte (acima de 400mg/dL ou 4,0 g/L). O Código Brasileiro de Trânsito definiu que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima (Lei nº 11.705 de 2008) e que configura crime se concentração for igual ou superior a 6 decigramas por litro de sangue (0,6 g/L ou 60 mg/dL) (Lei nº 12.760 de 2012). - O etanol também pode ser detectado na urina, mas, nesse material biológico, indica apenas exposição à substância.
- No sangue, o exame permanece positivo por tempo variável após o uso do etanol, dependendo do padrão de consumo (pesado e crônico versus ocasional e agudo) e fatores individuais, tais como condições físicas, idade, nível de atividade e ingestão associada a líquidos e alimentos. De uma forma geral, terminado o consumo, há uma queda de 0,20 a 0,30 g/L/hora (200 a 300 mg/dL/hora) no volume de etanol presente na circulação. Portanto, o limite de tempo para sua detecção no sangue é usualmente inferior a seis horas e depende da concentração máxima alcançada.
- Este exame não se destina à finalidade forense.