Fibronectina fetal, teste de

Outros nomes:

Fibronectina fetal (FFn)

Rastreamento bioquímico da prematuridade por fibronectina fetal

Predição da prematuridade pela fibronectina fetal

PartoSure

Predição da prematuridade ou PartoSure

Alfamicroglobulina-1 (PAMG-1)

Principais indicações

O exame avalia o risco de parto prematuro, ou seja, antes de 37 semanas gestacionais. Se for positivo, existe um risco aumentado para prematuridade e, se for negativo, essa possibilidade é baixa. - Assim sendo, o teste está principalmente indicado nos seguintes casos: -- gestações únicas, entre 22 e 35 semanas, com queixas de cólica e/ou contrações uterinas; -- grávidas com história de partos prematuros anteriores; -- gestações múltiplas (dois ou mais fetos) com sintomas de risco para parto prematuro -- grávidas com colo curto ou dilatação do colo uterino; -- gestantes com história de cirurgias de colo uterino (amputações, conizações e CAF – cirurgia de alta frequência); -- grávidas com malformações uterinas (útero bicorno, útero didelfo, útero septado

Regiões estudadas

- Fundo de saco vaginal (conteúdo/secreção vaginal).

Orientações necessárias

1 - Critérios de realização - O exame deve ser realizado entre 22 e a 35 semanas de gestação, mediante apresentação de solicitação médica.. - Exame realizado nas Unidades Paraíso e Rochaverá das 7 às 18h, de segunda a sexta e no sábado das 7 às 12h. - A coleta é feita por via vaginal, com a colocação de espéculo para a visualização do colo uterino. - Resultado liberado em 1 hora - Na presença de sangramento genital não será realizada a coleta. -- Evitar relação sexual, uso de cremes vaginais, duchas vaginais ou toque vaginal nas 24h anteriores a realização do teste. - Em caso de dúvida contactar o médico da Medicina Fetal 2 - Preparo . Na véspera e no dia do exame, a cliente deve evitar (só coletar >24h após os eventos abaixo): -- relações sexuais; -- toque vaginal; -- cremes ou óvulos locais; -- duchas vaginais; -- ultrassom transvaginal. -- sangramento vaginal 3 - Observações - Após o exame, a cliente pode continuar utilizando medicações vaginais, como cremes ou óvulos. - Não há necessidade de repouso depois da coleta.

Método

O Fleury utiliza o teste PartoSure (Qiagen), um ensaio por imunocromatográfico de fluxo lateral, que detecta qualitativamente a presença da proteína alfa-microglobulina-1 placentária na secreção cervicovaginal.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

Esse teste rápido de avaliação qualitativa detecta a alfamicroglobulina-1 placentária na secreção vaginal de gestantes exatamente nesse período, entre a 22ª e 36ª semana gestacional. A presença dessa proteína indica risco aumentado para o parto prematuro, principalmente nas duas semanas seguintes. - O resultado do teste, que é realizado pela coleta da secreção vaginal do fundo de saco posterior, fica pronto em até 5 minutos, sendo expresso como positivo ou negativo. A positividade representa risco de prematuridade, mas convém alertar que a presença de sangue, medicações e gel na região cervicovaginal e manipulação do colo uterino podem interferir no teste, assim como o toque vaginal, gerando resultados falso-positivos. - Para a ocorrência de parto prematuro em menos de 7 dias, a sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo e positivo, são respectivamente: 80%, 95%, 96% e 76%. - Para a ocorrência de parto prematuro em menos de 14 dias, a sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo e positivo, são respectivamente: 80%, 95%, 96% e 76%. - É possível combinar o exame com outros testes para a predição da prematuridade, tais como ultrassonografia transvaginal do colo uterino e cardiotocografia para registro das contrações uterinas.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.