Gasometria, venosa, sangue venoso

Outros nomes:

ACIDOSE, GASOMETRIA VENOSA

EQUILIBRIO ACIDO-BASICO, GASOMETRIA VENOSA

GASES SANGUINEOS, VENOSA

Gasometria venosa

SATURACAO DE O2

VENOSA, GASOMETRIA

Determinação do pH em sangue venoso

Processamento e adequação da amostra

ATENÇÃO: - Eliminar bolhas ocasionais; - Enviar o material à seção processante refrigerado, em no máximo até 2 horas após a coleta; - Volume ideal: 1,5 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Nota: O transporte deve ser realizado pelo motoboy da Vila da Saúde para as unidades Paraiso e Ibirapuera.

Método

- Potenciométrico

Valor de referência

pH [7,33 - 7,43] pO2 [30 - 50 mmHg] pCO2 [38 - 50 mmHg]] HCO3 [23 - 27 mmol/L] BE [-3 - +3] SO2 [60 a 85 %]

Interpretação e comentários

- A análise dos gases sangüíneos e o estudo do equilíbrio acidobásico do sangue, como reflexo do que ocorre no organismo, são importantes na análise clínica dos estados que se acompanham de acidose, alcalose, hipoxemia, hiperventilação e hipoventilação. De maneira geral, distúrbios dessas regulações podem ocorrer em doenças metabólicas renais e pulmonares, assim como em distúrbios hemodinâmicos agudos.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. ATENÇÃO: Consultar a Central de Atendimento para verificar as restrições de atendimento.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.