Gastrina, após estímulo com Cálcio, soro

Outros nomes:

Estímulo com gluconato de cálcio para dosagem de gastrina

Dosagem de gastrina após estímulo

Gastrinoma, estímulo com cálcio para dosagem de gastrina

Dosagem de gastrina após estímulo com cálcio

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo plástico estéril; - Enviar à seção, congelado Obs.: Não aceitar material que ficou em temperatura ambiente. Amostras lipêmicas podem sofrer interferência na dosagem. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 5 horas; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

- Ensaio imunométrico quimioluminescente.

Valor de referência

Diagnóstico de gastrinoma: Incremento no valor basal da gastrina igual ou superior a 395 pg/mL (sensibilidade 54%, especificidade 100%) Utilizando-se como ponto de corte um incremento de 50% do valor basal, a sensibilidade é de 78% e a especificidade de 83%.

Interpretação e comentários

O teste é útil no diagnóstico da síndrome de Zollinger-Ellison, doença caracterizada por ulceração péptica severa do trato gastrointestinal e hipersecreção ácida gástrica, decorrentes da excessiva produção de gastrina por tumores pancreáticos de células não-beta (gastrinomas). A hipergastrinemia também pode ser observada em situações que cursam com hipocloridria ou acloridria, a exemplo de anemia perniciosa, gastrite atrófica, carcinoma gástrico, úlcera gástrica e mesmo após vagotomia. No entanto, os níveis de gastrina em tais casos não atingem valores tão altos quanto na síndrome de Zollinger-Ellison, na qual, habitualmente, são encontrados títulos superiores a 1.000 pg/mL. Contudo valores entre 100 e 1.000 pg/mL são suspeitos, mas não diagnósticos. Em tais casos, o teste de estímulo com gluconato de cálcio pode ajudar na distinção entre hipergastrinemia decorrente do gastrinoma e hiperglicemia decorrente de outras causas.

Orientações necessárias

Jejum de 8 horas. Medicações tipo inibidores de bomba de prótons (H3:H4 lanzoprazol,losec, pantoprazol etc.) devem ser suspensas cinco dias antes da coleta. - Agentes pró-cinéticos (Motilium®, Digesan®, etc.) e antagonistas H2 (Antak, Cimetidina, Ranitidina, Zylium,Tagamet, etc) precisam ser suspensos 48 horas antes do exame. - O cliente não pode realizar coleta de gastrina logo depois de ter feito endoscopia digestiva alta, ou seja, no mesmo dia. - O exame compreende dosagens seriadas de gastrina (G6basal e após estímulo com cálcio). - A duração-padrão do teste é de 3 horas ou de acordo com a solicitação médica. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.