Manual de exames

Hemácias e Leucócitos, direto, fezes

Outros nomes: Direto para hemácias e leucócitos, HEMÁCIAS E LEUCÓCITOS NAS FEZES, PESQUISA, LEUCÓCITOS E HEMÁCIAS NAS FEZES, PESQUISA, Pesquisa de elementos anormais nas fezes, Exame direto a fresco das fezes, Exame direto nas fezes, Exame a fresco nas fezes, Pesquisa de leucócitos nas fezes, Leucócitos fecais, Pesquisa de hemácias e leucócitos fezes, Pesquisa de elementos anormais fezes

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Material
- Este exame é realizado em fezes recentes, colhidas sem laxante nem supositório e colocadas em frasco sem conservante.

II - Condições para a entrega do material
- A amostra não pode ser contaminada com urina nem colhida do vaso sanitário.
- Para crianças que usam fralda ou que estejam com quadro diarréico, recomenda-se fazer a coleta com um saquinho tipo coletor de urina, de forma a não perder material nem contaminá-lo com urina.
- Mesmo em adultos e em crianças maiores, é possível realizar o exame na vigência de diarréia.

III - Prazo de entrega
- O material precisa ser entregue até 2 horas após a coleta, se mantido em temperatura ambiente, ou em 6 horas, se mantido sob refrigeração.

Processamento e adequação da amostra

Peso mínimo: 2,0 g.
- Encaminhar o material IMEDIATAMENTE à seção.

- ATENÇÃO:
- 2ª a 6ª após 16 horas, sábados, domingos e feriados: a Distribuição deve preparar 2 esfregaços finos em lâminas foscas, identificadas à lápis, escolhendo no material fecal, locais que contenham muco e/ou sangue.
- A identificação da lâmina deve obedecer a seguinte seqüência: número da ficha, iniciais do cliente, nome do exame, seção e data.
- Após as lâminas estarem secas, posicioná-las sobre papel toalha, e com auxílio de pipeta plástica, gotejar álcool metílico (metanol), de modo a cobrir todo o esfregaço.
- Deixar secar, enviar as lâminas em caixa porta-lâminas, identificada com etiqueta de código de barras, junto com o restante do material para a seção.

- Unidades Brasília e Leblon: seguir as instruções acima para todas as amostras que forem recebidas nestas unidades.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 horas
Refrigerado (2-8 ºC): 6 horas
Se em lâmina fixada com álcool metílico: 24 horas
4.1 - Hospitais
Para Hospitais

Para as amostras recebidas após o ultimo malote ou após os horários abaixo confeccionar lâminas conforme abaixo:

- Segunda a sexta-feira a partir das 20 horas;
- Sábados, domingos e feriados: fazer lâminas sempre.


- Preparar 2 esfregaços finos em lâminas foscas, identificadas à lápis, escolhendo no material fecal locais que contenham muco e/ou sangue.
- A identificação da lâmina deve obedecer a seguinte sequência: número da ficha, iniciais do cliente, nome do exame, seção e data.
- Após as lâminas estarem secas, posicioná-las sobre papel toalha, e com auxílio de pipeta plástica, gotejar álcool metílico (metanol), de modo a cobrir todo o esfregaço.
- Deixar secar, enviar as lâminas em caixa porta-lâminas, identificada com etiqueta de código de barras, junto com o restante do material para a seção.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 2 horas
Refrigerado (2-8 ºC): 6 horas
Se em lâmina fixada com álcool metílico: 24 horas

Método

- Exame microscópico direto à fresco e após coloração pelo Lugol, para pesquisa de hemácias e leucócitos.

Valor de referência

- Eritócitos: ausentes.

- Leucócitos: ausentes ou raros.

- Muco: pequena quantidade.

Interpretação e comentários

- Leucócitos não são encontrados normalmente no material fecal, razão pela qual sua presença indica processo infeccioso (invasão tissular) ou inflamatório do trato intestinal.
- A existência de grande quantidade de leucócitos, associada ou não à presença de eritrócitos, sugere retocolite ulcerativa ou infecção bacteriana. No entanto, convém ponderar que, em cerca de 10% a 15% dos quadros causados por patógenos intestinais, não há leucócitos nas fezes.
- Leucócitos fecais em número aumentado costumam ser indicativos da presença de E. coli invasora, Salmonella, Shigella, e Yersinia, assim como de amebíase, colite ulcerativa, colite associada a antibiótico, colite pseudomembranosa e doenças inflamatórias intestinais idiopáticas.
- Em algumas infecções bacterianas, infecções virais e giardíase, podemos não detectar presença de leucócitos nas fezes.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura