Outros nomes: Cultura de sangue enviada A, Material enviado no kit A hemocultura
- Esta sigla refere-se a exame de hemocultura coletado em determinados hospitais que nos enviam este exame.
- Preferencialmente, coleta na ascenção da temperatura, porém não é obrigatório estar febril
- Enviar os frascos de hemocultura (nos frascos deverá estar anotado qual é a amostra e a temperatura na hora da coleta) e folha de trabalho para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente.
As hemoculturas são realizadas em meios de cultura com resinas inibidoras de antibióticos e monitorizadas continuamente por sistema automatizado (BACTEC 9240) de alta sensibilidade. Aplicável para detecção de bactérias aeróbias, anaeróbias e fungos.
Cultura Negativa
O exame é útil para o diagnóstico de processos infecciosos sistêmicos.
Caso o paciente apresente febre, a amostra deve ser coletada na ascenção da temperatura e não no pico febril. Em crianças acima de 7 anos e em adultos, recomenda-se um mínimo de duas hemoculturas (duas punções em sítios distintos), de 16 a 20 mL cada.
O exame pode ser colhido na vigência do uso de antimicrobianos pois os frascos utilizados contém resinas inibidoras de antimicrobianos que permitem a detecção do patógeno caso o mesmo esteja viável.
Representam infecção em mais de 90% dos casos: S.aureus, Enterobacteriaceae, P.aeruginosa, S.pneumoniae, Streptococcus spp do grupo viridans e C.albicans. Raramente são clinicamente relevantes: Corynebacterium spp, Bacillus spp e Propionibacterium spp. O isolamento em duas ou mais amostras, de certos microrganismos, como:Streptococcus spp do grupo viridans, Enterococcus spp, Corynebacterium spp e Staphylococcus coagulase negativa, fortalece a caracterização destes agentes como patógenos.
Todo resultado positivo é imediatamente comunicado ao médico assistente e pode ser discutido a qualquer momento com nossa assessoria médica.