Hemocultura p/ fungos, identificação rápida por MALDI-ToF, Vários Materiais

Orientações necessárias

- Este exame é indicado para diagnóstico de fungemia. - Uma vez a hemocultura sendo detectada como positiva a identificação das espécies de leveduras é realizada por espectrometria de massas (MALDI-ToF MS), diretamente do caldo de hemocultura, permitindo antecipar a identificação do agente etiológico em pelo menos 18 horas.

Processamento e adequação da amostra

Procedimento do Laboratório / Hospital: - Nas unidades que não possuem sistema Bactec, enviar os frascos em saco plástico para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente. NUNCA colocar na estufa. - Nas unidades que possuem sistema Bactec colocar o frasco no equipamento e enviar para a central apenas os positivos. - Encaminhar os frascos à temperatura ambiente em saco plástico.

Método

- Fluorimetria automatizada com meio Myco/F Lytic (BACTEC FX) - Identificação de leveduras por MALDI-ToF MS diretamente do frasco positivo de hemocultura.

Valor de referência

- Cultura negativa

Interpretação e comentários

- O exame está indicado nos casos nos quais há suspeita de fungemia por fungos dimórficos, fungos filamentosos e espécies de Candida não albicans, que não são detectados adequadamente utilizando-se o frasco de hemocultura para aeróbios. - Algumas indicações de hemoculturas para fungos são: febre em pacientes com cateter de longa permanência, febre em pacientes sob terapia antimicrobiana de amplo espectro, febre em pacientes submetidos a cirurgias abdominais de grande porte, neutropenia febril.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.