Hemocultura, para Anaeróbios, Vários Materiais

Outros nomes:

HEMOCULTURA, PARA ANAERÓBIOS

CULTURA DE SANGUE, PARA ANAERÓBIOS

ANAERÓBIO, HEMOCULTURA PARA ANAERÓBIOS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 6 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame é útil para detectar a presença de bactérias anaeróbias no sangue. - A amostra pode ser coletada independentemente de o cliente ter ou não febre.

Processamento e adequação da amostra

- Verificar se foi anotado qual é a amostra (1ª amostra, 2ª amostra, etc.) - Enviar os frascos em saco plástico para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas.

Método

- Fluorimetria automatizada com meios contendo resinas quelantes de antimicrobianos (BACTEC 9240 ou FX)

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- O volume mínimo para diagnóstico de bacteremia em adultos é de 40 ml, devendo ser coletados 20 ml em cada punção em sítios distintos. - Recomenda-se que a cada punção com coleta de 20 ml, metade do volume (10 ml) seja acondicionado em frasco aeróbio e 10 ml sejam acondicionados em frasco anaeróbio. - Apesar de a incidência de bacteremia por anaeróbios ser baixa - cerca de 1% - a hemocultura para detecção desse grupo de microrganismos pode ser de grande auxílio quando há suspeita clínica. - Além da detecção de anaeróbios estritos, o frasco para anaeróbios permite o isolamento de facultativos, como Enterobacteriaceae (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, dentre outros), Staphylococcus, Streptococcus e Enterococcus; entretanto não permite detecção de Acinetobacter sp., Pseudomonas sp. e outros bacilos gram-negativos não fermentadores da glicose ou Candida sp. - É preferível coletar as hemoculturas antes do início da antibioticoterapia, porém o uso prévio de antimicrobianos não é fator impeditivo da realização do exame. - O intervalo entre as coletas de amostras é definido pela urgência no início da terapia antimicrobiana; portanto a segunda amostra pode ser coletada imediatamente após hemostasia adequada do primeiro sítio de punção. - Em nossa rotina, os frascos utilizados contém resinas que facilitam a detecção do patógeno mesmo na vigência de terapia antimicrobiana, em função de sua ação quelante desses compostos. Essas resinas (catiônicas e aniônicas) atuam ligando-se aos antimicrobianos em função de suas cargas elétricas.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.