Outros nomes: Hemocultura automatizada para bacilo álcool ácido resistente, Hemocultura para bacilo de Koch, Hemocultura automatizada para micobactérias, Cultura para BK automatizada em sangue, Hemocultura automatizada para tuberculose
- Este exame é indicado para detecção de micobactérias no sangue.
- A coleta de medula óssea para este exame é feita por médicos especializados em Hematologia, devendo ser agendada com antecedência.
- Amostras de medula não colhidas no Fleury devem ser entregues, de preferência, em frasco especial Bactec Myco/F Lytic.
- Enviar material (nos frascos deverá estar anotado a temperatura e horário da coleta) em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 24 horas.
- Fluorimetria automatizada - MycoF-Lytic com Sistema BACTEC FX.
- Cultura negativa
- O isolamento de micobactérias no sangue ocorre em processos sistêmicos de micobacteriose, principalmente em imunodeprimidos. A cultura é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico de infecções por espécies do gênero Mycobacterium e apresenta sensibilidade superior à da pesquisa do DNA (PCR para M. tuberculosis). Nas amostras de medula óssea e sangue, o Fleury emprega o meio Myco/F Lytic no sistema automatizado Bactec FX, o qual permite a detecção das amostras positivas com maior precocidade (de 10 a 15 dias), mas o prazo final para a negatividade permanece de 42 dias. A metodologia é capaz de detectar todas as espécies de Mycobacterium, excetuando-se o M. leprae. Em caso de cultura positiva, o exame inclui a identificação rápida e precisa da espécie por sequenciamento de DNA.
- Deixar os frasco a temperatura ambiente até encaminhar para a Seção de Microbiologia (nunca colocar na estufa).
- Encaminhar os frascos a temperatura ambiente em saco plástico apropriado.
- Plantão Noturno: idem.