Manual de exames

Hemocultura, Vários Materiais

Outros nomes: Hemocultura para aeróbios, Hemocultura para anaeróbios, Hemocultura para Brucellose, Cultura de sangue, Hemocultura automatizada

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é útil para detectar a presença de bactérias no sangue.
- A amostra pode ser coletada independentemente de o cliente ter ou não febre

Processamento e adequação da amostra

- Verificar se foi anotado qual é a amostra (1ª amostra, 2ª amostra etc.) e o horário de coleta.
- Enviar os frascos em saco plástico para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 24 horas.

Método

- Fluorimetria automatizada com meios contendo resinas quelantes de antimicrobianos (BACTEC 9240 ou FX.

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

Os sistemas automatizados mudaram o conceito de endocardite hemocultura negativa. O Grupo HACEK e NVS são detectados no prazo normal, não havendo necessidade de prolongamento da incubação padrão que é de cinco dias. Em contraste, sempre que houver suspeita de Brucella é necessário comunicar ao laboratório a suspeita clínica para que as hemoculturas sejam incubadas por 21 dias.
- O volume mínimo para diagnóstico de bacteremia em adultos é de 40 ml, devendo ser coletados 20 ml em cada punção em sítios distintos.
- Em adultos, recomenda-se que a cada punção com coleta de 20 ml, metade do volume (10 ml) seja acondicionado em frasco aeróbio e 10 ml sejam acondicionados em frasco anaeróbio

- Além da detecção de anaeróbios estritos, o frasco para anaeróbios permite o isolamento de facultativos, como enterobactérias (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, dentre outros), Staphylococcus, Streptococcus e Enterococcus; entretanto não permite detecção de Acinetobacter sp., Pseudomonas sp. e outros bacilos gram-negativos não fermentadores da glicose ou Candida sp.
- O tempo para detecção de facultativos em frasco anaeróbio é menor que aquele observado com o frasco aeróbio, o que pode agilizar o diagnóstico e justifica o seu uso.

- Preferencialmente coletar a hemocultura antes do início da antibioticoterapia, porém o uso prévio de antimicrobianos não é fator impeditivo da realização do exame. Em nossa rotina, os frascos utilizados contêm resinas inibidoras de antimicrobianos que facilitam a detecção do patógeno caso o mesmo esteja viável.
- O intervalo entre as coletas de amostras é definido pela urgência no início da terapia antimicrobiana; portanto a segunda amostra pode ser coletada imediatamente após hemostasia adequada do primeiro sítio de punção.

- O isolamento dos seguintes agentes representa infecção em mais de 90% dos casos: Staphylococcus aureus, enterobactérias, Pseudomonas aeruginosa,Streptococcus. pneumoniae e Candida.albicans,
- Usualmente são contaminantes ambientais: Bacillus sp e Micrococcus sp.
- Corynebacterium spp, Bacillus spp e Propionibacterium spp, assim como as espécies de Staphylococcus coagulase negativo (SCN) são frequentemente contaminantes da microbiota cutânea e sua valorização depende de seu isolamento em pelo menos duas amostras coletadas de sítios distintos.
- O tempo para detecção da positividade da hemocultura após sua entrada no sistema automatizado pode ser útil na interpretação das amostras positivas para SCN. Tempos de detecção iguais ou menores que 16 horas usualmente indicam bacteremia verdadeira, enquanto valores iguais ou maiores que 20horas são frequentemente observados em casos sem correlação clínica.
- Dentre os SCN a espécie mais importante é S. lugdunensis, pois causa endocardite em pacientes da comunidade.
- A espécie Streptococcus bovis, foi reclassificada em diferentes espécies e subespécies:
Streptococcus infantarius subsp coli e Streptococcus gallolyticus subsp. gallolyticus- podem estar relacionados com doença hepática, colecistite, endocardite ou neoplasia de cólon;
Streptococcus gallolyticus subsp. pasteurianus- pode estar relacionado a doença hepática, colecistite, mas usualmente não está associada a endocardite.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura