Hemofilia A, teste do DDAVP para

Outros nomes:
HEMOFILIA A, TESTE DO DDAVP

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este teste é realizado somente com solicitação médica, em clientes a partir de 5 anos de idade e consiste em uma prova na qual é coletado sangue antes e uma hora após a infusão endovenosa de desmopressina (DDAVP). - A duração da prova é de aproximadamente duas horas, porém pode variar de acordo com a solicitação médica. - O cliente deve informar todos os medicamentos utilizados nos últimos sete dias.

Processamento e adequação da amostra

Amostra hemolisada: consultar a régua de hemólise (vide ITR-.DIS-00059) Procedimento para amostra hemolisada: Comparar a amostra hemolisada com a régua de hemólise para checar o índice hemolítico seguindo as orientações abaixo: * Amostra com índice hemolítico até 30 mg/dL - liberar resultado sem nota * Amostra com índice hemolítico de 40, 50 e 60 mg/dL - liberar resultado com nota * Amostra com índice hemolítico maior ou igual a 70 mg/dL - solicitar nova coleta Pré infusão de DDAVP Verificar: . se o material foi colhido em tubo correto . a presença de coágulo invertendo gentilmente o tubo. Se houver coágulo, recusar o material . se o volume do sangue + o de anticoagulante atingiu 90% ou mais do tubo . manter o tubo fechado para não alterar o pH - TTPA e FATOR8 Preparo do plasma pobre em plaquetas - No máximo até 3 horas após a coleta, centrifugar a amostra a 18 ºC, por 15 minutos a 2.200 g. - Identificar 2 tubos plásticos (1 para TTPA e 1 para FATOR8) da BD de 4,0 mL com a etiqueta do paciente. - Separar o plasma cuidadosamente, com pipeta plástica, sem tocar a camada que contém as plaquetas. - Colocar no respectivo tubo e tampar. - Volume mínimo de plasma a ser enviado por exame: 1,0 mL. - Enviar imediatamente à seção, envolto em gelo seco. Pós infusão de DDAVP Verificar: . se o material foi colhido em tubo correto . a presença de coágulo invertendo gentilmente o tubo. Se houver coágulo, recusar o material . se o volume do sangue + o de anticoagulante atingiu 90% ou mais do tubo . manter o tubo fechado para não alterar o pH - TTPA e FATOR8 Preparo do plasma pobre em plaquetas - No máximo até 3 horas após a coleta, centrifugar a amostra a 18 ºC, por 15 minutos a 2.200 g. - Identificar 2 tubos plásticos (1 para TTPA e 1 para FATOR8) da BD de 4,0 mL com a etiqueta do paciente - Separar o plasma cuidadosamente, com pipeta plástica, sem tocar a camada que contém as plaquetas - Colocar no respectivo tubo e tampar. - Volume mínimo de plasma a ser enviado por exame teste:1,0 mL - Enviar imediatamente à seção, envolto em gelo seco Nota: ao manipular os materiais tomar o cuidado de diferenciar sempre as amostras pré e pós infusão de DDAVP. - Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerado (2-8 °C): 4 horas em tubo primário ou plasma Congelado (-20 °C): 2 semanas (plasma) Congelado (-70 °C): 6 meses (plasma)

Método

TTPA: Método coagulométrico FATOR8: Teste funcional quantitativo de único estágio baseado no TTPA, utilizando plasma comercial deficiente em fator VIII. Curva de calibração realizada com padrão comercial calibrado contra referência internacional.

Valor de referência

TTPA: Crianças até 17 anos e 11 meses: 22,3 segundos a 35,7 segundos / relação TTPA amostra/TTPA controle: 0,80 a 1,28 Para adultos a partir de 18 anos: 25,4 segundos a 33,4 segundos / relação TTPA amostra/TTPA controle: 0,91 a 1,20 Ref: Toulon P, Berruyer M, Brionne-François M, et al. Age dependency for coagulation parameters in paediatric populations. Results of a multicentre study aimed at defining the age-specific reference ranges. Thromb Haemost. 2016 Jul 4;116(1):9-16. doi: 10.1160/TH15-12-0964. Epub 2016 Mar 17 FATOR8: 60% a 150% de atividade de fator VIII. (100% de atividade corresponde a 1 U de fator VIII/mL)

Interpretação e comentários

- O DDAVP (1-deamino-8-D-arginina vasopressina, ou desmopressina) é um análogo sintético do hormônio antidiurético que quando administrado a pacientes com doença de von Willebrand (DvW) do tipo 1 e hemofilia A leve resulta em aumento dos níveis de fator VIII e do fator de von Willebrand (FvW), podendo portanto ser usado como agente terapêutico em casos de sangramentos e na profilaxia de hemorragias em procedimentos cirúrgicos menores e em extrações dentárias. Antes da sua utilização rotineira, recomenda-se que uma "dose teste" de DDAVP seja administrada ao paciente para avaliar a eficácia de seu uso em cada caso. - O indivíduo é considerado responsivo ao DDAVP se apresentar os níveis de fator VIII superiores a 50% na amostra colhida após a administração da medicação.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 14 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822